Adaptação transcultural e validação do instrumento inventario del nivel de cuidados mediante indicadores de clasificación de resultados de enfermería (INICIARE) para uso no Brasil
Publication year: 2019
A enfermagem, à medida que a demanda dos cuidados aumenta diariamente, tem necessitado, cada vez mais, desenvolver estratégias para garantir assistência segura e eficaz. Uma das alternativas para dinamizar a prática da assistência tem sido a utilização de escalas que avaliam a complexidade de pacientes, o que permite à enfermagem dimensionar a necessidade de cuidado, conforme o grau de dependência do paciente. A partir dessa realidade, este trabalho objetivou realizar a adaptação transcultural e validação, para uso no Brasil, do instrumento INICIARE (Inventario del Nivel de Cuidados Mediante Indicadores de Clasificación de Resultados de Enfermería). Trata-se de instrumento desenvolvido por Porcel-Gálvez, na Espanha, que avalia o grau de dependência do cuidado do paciente em cinco dimensões.
O estudo metodológico foi dividido em duas fases:
adaptação transcultural e validação. A adaptação transcultural, segundo (BEATON et al., 2007, 2000), ocorreu em seis etapas: tradução, síntese, retrotradução, revisão por especialistas, pré-teste e submissão à autora do instrumento original. A avaliação das propriedades psicométricas se deu através da fidedignidade (estabilidade e equivalência) e da consistência interna dos itens por meio do alfa de Cronbach. A validação foi feita por validade de conteúdo e validade de constructo convergente. Essa fase foi realizada em um hospital privado de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, entre maio e julho de 2019. O estudo obteve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS (nº 3.373.889). Na fase de adaptação transcultural, o comitê de especialistas efetuou ajustes na versão traduzida, validando o conteúdo e liberando a versão para o pré-teste. Após o pré-teste, que contou com uma amostra de 35 pacientes, procedeu-se à coleta de dados para a validação. Foram pesquisados 130 pacientes, sendo 64,6% mulheres com média de idade 59 ±15,3. A confiabilidade pelo alfa de Cronbach foi considerada aceitável (0,744) e o coeficiente de correlação intraclasse foi avaliado como bom (0,80). Na validade de construto convergente, o INICIARE demonstrou um perfil de maior grau de dependência dos pacientes. A versão do instrumento adaptado para o Brasil mostrou-se adequada, porém, considera-se que um novo estudo se faz necessário para a formulação de descritores conceituais e operacionais dos itens e para garantir que as propriedades psicométricas da versão brasileira sejam comparáveis à versão original, confirmando, assim, que o instrumento pode ser utilizado para a realidade brasileira.
As the demand of care increases daily, nursing has progressively needed to find strategies to ensure safe, effective care. One alternative to streamline care is the use of scales that assess the complexity of patients, enabling nursing to measure the need for care according to the level of patient dependency. Based on this reality, this study aimed to cross-culturally adapt and to validate the instrument INICIARE (Inventario del Nivel de Cuidados Mediante Indicadores de Clasificación de Resultados de Enfermería [Inventory of the Level of Care through Indicators of the Classifications of Nursing Outcomes]) to be used in Brazil. The instrument was developed by Porcel-Gálvez, in Spain, and assesses the level of patient dependency in five dimensions.