Padrão documental de cuidados de enfermagem para o perioperatório: contributo para a melhoria contínua da qualidade
Publication year: 2022
A prestação de cuidados de saúde de qualidade surge, cada vez mais, aliada à especialização dos profissionais de saúde. A Enfermagem, como ciência e profissão, tem vindo a acompanhar esta evolução através do desenvolvimento de especialidades cada vez mais direcionadas aos problemas sentidos pelas pessoas. Atualmente vive-se mais tempo, mas, nem sempre, com maior qualidade, sendo a longevidade acompanhada de diversas situações de doença aguda e crónica que exigem cuidados diferenciados. Os enfermeiros especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica procuram dar resposta às necessidades sentidas pelas pessoas submetidas a processos médicos e cirúrgicos complexos, sustendo a sua prática na evidência científica. Com vista ao desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica, realizou-se o estágio de natureza profissional no serviço de bloco operatório central do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E., no período compreendido entre o dia 11 de janeiro de 2021 a 30 de junho de 2021, no âmbito do VII curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Ao longo do estágio foram desenvolvidas diversas atividades, nomeadamente: no âmbito da prestação de cuidados diretos à pessoa e família durante todo o perioperatório; da gestão dos cuidados, dos recursos materiais e humanos através da colaboração com a enfermeira gestora do serviço; da formação de pares com o desenvolvimento de formações em serviço que respondessem às necessidades sentidas pela equipa; na promoção da melhoria da qualidade dos cuidados através do desenvolvimento de um projeto de melhoria dos carros de anestesia, aumentando, desta forma, a segurança dos procedimentos e no desenvolvimento de um trabalho de investigação que respondeu a uma necessidade do serviço.
O trabalho de investigação versou sobre uma necessidade premente do serviço:
a avaliação da qualidade dos cuidados prestados. De forma a contribuir para a melhoria dos registos de Enfermagem, facilitando a avaliação da qualidade propôs-se o Desenvolvimento de um Padrão Documental de Cuidados de Enfermagem para o Perioperatório. Assim, com recurso à pesquisa bibliográfica, foram identificados os fenómenos de enfermagem mais relevantes para a prática de cuidados de qualidade no perioperatório, tendo sido identificados todos os diagnósticos e intervenções associados a esses mesmos fenómenos constantes do sistema informático de registos em uso no serviço. Com recurso a um painel de peritos, utilizando a técnica de Delphi, foi definida uma versão de consenso composta por 97 itens (diagnósticos e intervenções de enfermagem). Graças à definição deste Padrão Documental será, agora, possível implementar, no serviço, uma rotina de registos sistematizados que possam fornecer dados à monitorização de indicadores. Com a realização do estágio foi possível desenvolver competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica, graças à observação dos enfermeiros do serviço, à prestação de cuidados especializados, à partilha de experiências, à reflexão e à pesquisa bibliográfica com vista à resposta às questões que se foram levantando. Adquiriram-se competências técnicas, científicas e relacionais, assim como, um pensamento mais critico e reflexivo. Compreendeu-se, também, a importância que a investigação tem no desenvolvimento do conhecimento e na prática de cuidados de qualidade. O projeto desenvolvido tem implicações na prática dos cuidados no Bloco Operatório, com a previsão da sua implementação a breve prazo e com contributos para a produção de indicadores no futuro.
The provision of quality health care is increasingly allied to the specialization of health professionals. Nursing, as a science and a profession, has been following this evolution through the development of specialties increasingly directed to the problems felt by people. Currently, people live longer, but not always with higher quality, and longevity is accompanied by various situations of acute and chronic illness that require differentiated care. Nurses specializing in Medical-Surgical Nursing seek to respond to the needs felt by people undergoing complex medical and surgical processes, sustaining their practice on scientific evidence. With a view to developing specialized skills in medical-surgical nursing, an internship of a professional nature was carried out in the central operating room service of Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E., in the period between January 11, 2021 and 30 of June 2021, within the scope of the VII Master's course in Medical-Surgical Nursing at the Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. During the internship, several activities were developed, namely: in the scope of providing direct care to the person and family throughout the perioperative period; care management, material and human resources through collaboration with the nurse managing the service; peer training with the development of in-service training that responded to the needs felt by the team; in promoting the improvement of the quality of care through the development of a project to improve anesthesia carts, thus increasing the safety of procedures and in the development of research work that responded to a service need.