Experiência dos pais em unidade neonatal: implicações para a qualidade da assistência em enfermagem
Publication year: 2019
A chegada de um filho representa para para os pais um momento de muitas expectativas, mas quando ocorre alguma intercorrência de saúde durante a gestação e/ou nascimento os pais passam a conviver com sentimentos opostos à alegria inicial e apresentam dificuldade para lidar com a situação.
Objetivo:
conhecer a experiência dos pais no processo de internação em Unidade Neonatal em relação à assistência prestada pela equipe de enfermagem.Método:
Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada na Unidade Neonatal de um Hospital Universitário do interior do Rio Grande do Sul, no período de maio a novembro de 2018. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, utilizando a técnica do incidente crítico. Os participantes do estudo foram 18 pais que estavam com seus filhos internados por 20 dias ou mais e que tinham planos de alta hospitalar. A análise de conteúdo foi a técnica empregada para análise dos dados.Resultados e Discussão:
As entrevistas permitiram caracterizar 43 incidentes críticos que, após análise, originaram três categorias: Ambiência na Unidade Neonatal; Ações de Humanização na Unidade Neonatal e Segurança do Paciente na Unidade Neonatal.A primeira categoria foi dividida em duas subcategorias:
Interação entre a equipe de enfermagem e os pais e O cuidado da equipe de enfermagem com os bebês na percepção dos pais. Nesta categoria, as experiências contadas refletem ações desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem que possibilitam a equipe de enfermagem fortalecer o vínculo com os pais e criar um espaço de interações que os auxiliam no processo de internação de seus filhos. Em relação a percepção acerca dos cuidados oferecidos pela equipe de enfermagem aos filhos, as experiências mais vivenciadas pelos pais envolvem: o cuidado humanizado, a minimização da visualização dos dispositivos utilizados pelos bebês durante a internação e a comunicação entre a equipe de enfermagem e os pais. A segunda categoria versa sobre as ações de humanização que são realizadas através de projetos específicos na unidade neonatal. Observa-se que os projetos necessitam de reformulação para uniformizar sua implementação e execução e assim facilitar a compreensão de seus objetivos e benefícios. A última categoria, versa sobre a temática da Segurança do Paciente, uma categoria emergente, criada a partir das experiências contadas pelos pais que envolveram a temática.Considerações Finais:
Compreende-se que, neste aspecto, há necessidade de capacitações e discussões mais efetivas com a equipe para a resolução das fragilidades referentes a segurança dos bebês. Considera-se que conhecer as experiências dos pais é uma estratégia importante para avaliar a qualidade da assistência da equipe de enfermagem da acerca dos cuidados oferecidos aos bebês e seus pais. Assim, pode-se dizer que a assistência oferecida pela equipe de enfermagem nesta unidade possui elementos que a caracterizam como humana, carinhosa e afetiva, atributos desejáveis num ambiente norteado pela qualidade, tanto para os bebês como para seus pais. Além disto, acredita-se que, em muitos momentos, esta assistência torna as experiências dos pais com a internação de seus filhos na Unidade Neonatal menos traumática.
The arrival of a child represents a moment of expectation for the parents, but when there is an intercurrence of health during the gestation and / or birth, the parents come to live with feelings that are opposed to the initial joy and present difficulties to deal with situation.