Efeito do jejum agudo no período ativo sobre os peptídeos gastrointestinais em mulheres eutróficas e com obesidade
Publication year: 2023
A prática do jejum tem mostrado resultados benéficos no que diz respeito aos parâmetros metabólicos e perda de peso. Essa prática tem sido frequentemente realizada ao longo do dia, durante as atividades de vida diária dos indivíduos. Dentre os efeitos do jejum sobre o metabolismo intermediário, destaca-se seu potencial em modular a secreção de peptídeos gastrointestinais relacionados ao controle da fome e regulação metabólica. Por outro lado, é desconhecido os efeitos do jejum agudo durante as atividades de vida diária, diferentemente do realizado durante a noite, e ainda se indivíduos eutróficos e com obesidade respondem da mesma forma.
Objetivo:
Investigar o efeito do jejum agudo realizado durante o período ativo sobre os peptídeos gastrointestinais em mulheres eutróficas e com obesidade.Métodos:
Trata-se de ensaio clínico não randomizado, estratificado por estado nutricional em dois grupos de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC): (i) grupo eutrófico (IMC > 18,5 kg/m² e < 24,9 kg/m²) e (ii) grupo obesidade (IMC > 35 kg/m²). A amostra foi composta por mulheres adultas, com idade entre 18 a 60 anos. A avaliação inicial foi realizada no período da manhã, após 10h de jejum noturno, em que as seguintes medidas foram aferidas e os dados pessoais foram coletados: antropometria, calorimetria indireta e composição corporal. As participantes foram submetidas à coleta de 5 mL de sangue, para análise dos peptídeos gastrointestinais (GIP, GLP-1, PP, PYY e grelina), adiponectina, insulina (glicose e índices HOMA). Em seguida, foi ofertado desjejum padronizado com valor calórico correspondente a 20% da necessidade energética estimada calculada após a coleta dos dados iniciais. Após, as voluntárias foram dispensadas para realização das atividades diárias habituais e foi orientado a manutenção do jejum por 10h ao longo do dia. As voluntárias retornaram ao final do dia para repetição dos procedimentos realizados na primeira avaliação e coleta de sangue. As análises estatísticas foram efetuadas com o auxílio dos programas Statistical Package for the Social Sciences for Windows Student Version® (SPSS) versão 20.0 e os gráficos foram criados por meio do programa GraphPad Prism versão 8.0.1, adotando-se nível de significância de 5%.Resultados:
54 mulheres foram incluídas no estudo, sendo 29 no grupo eutrófico e 25 no grupo com obesidade. O jejum no período ativo promoveu redução nas concentrações de insulina e adiponectina e nos índices HOMA-IR e HOMA-BETA, além de aumento no polipeptídeo pancreático (PP) circulante, tanto nas mulheres eutróficas como nas mulheres com obesidade. Somente o grupo com obesidade teve redução na leptina e aumento no peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1) após o jejum diurno. Entre os grupos, eutrofia versus obesidade, as concentrações de leptina e insulina foram maiores no grupo obesidade após o jejum no período ativo. Já os peptídeos GIP, grelina e peptídeo YY (PYY) não tiveram mudanças após o jejum no período ativo quando comparados ao jejum noturno.Conclusão:
O jejum durante as atividades diárias diminui os hormônios anorexígenos insulina e leptina. No entanto, também aumenta o PP e o GLP-1, especialmente em mulheres com obesidade. O jejum durante as atividades diárias pode reorganizar uma intrincada rede de sinais endócrinos que de alguma forma podem modular o comportamento alimentar homeostático e hedônico.
Fasting practice has shown beneficial results concerning metabolic parameters and weight loss. This practice is often performed throughout the day during individuals daily life activities. Among the effects of fasting on intermediary metabolism, its potential to modulate the secretion of gastrointestinal peptides related to hunger control and metabolic regulation stands out. On the other hand, the effects of acute fasting during daily activities, unlike fasting during the night, and whether eutrophic and individuals with obesity respond in the same way are unknown.