Gostar de Mim. Conscientização sobre estilos de vida saudável com famílias de crianças no ensino pré-escolar

Publication year: 2023

Introdução:

O presente Relatório de Estágio refere-se ao Estágio de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, realizado no âmbito do I Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária ? área de enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra sob orientação pedagógica da Professora Doutora Irma da Silva Brito, decorrido entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, no Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Dão Lafões ? Pólo de Vouzela e na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Por Poiares sob orientação clínica dos Enfermeiros Especialistas Rui Dionisio e Paula Santos, respetivamente.

Objetivos:

Contribuir para a validação do instrumento ?Caderneta dos Pais?, um instrumento de avaliação de estilos de vida em crianças, segundo a perceção da família; conscientizar famílias do ensino pré-escolar sobre estilos parentais e estilos de vida saudável; Refletir acerca das competências desenvolvidas.

Metodologia:

Foi aplicado o método de pesquisa-ação participativa através do instrumento ?Caderneta dos Pais?, para monitorização dos estilos de vida das crianças do Ensino Pré- -Escolar e posterior intervenção, em 2 de 3 jardins de infância de um Agrupamento de Escolas, sendo que na terceira escola não foi entregue o instrumento, mas foram realizadas intervenções. Participaram no preenchimento deste instrumento um total de 18 pais, sendo que nas intervenções de educação, participaram 66 crianças e 16 pais.

Resultados:

Na escola A responderam apenas 7 pais/educadores, sendo que só 4 preencheram a escala de avaliação do Estilo de Vida. As áreas prioritárias de intervenção são atividade física (100%), exposição ao consumo de bebidas alcoólicas (100%) e consumismo (75%). Já na escola SM, na qual responderam 14 pais/educadores, é prioritário abordar as questões de sono e repouso (71%), equilíbrio energético (71% e 93%), normal desenvolvimento (64% e 79%), saúde oral (64%), consumismo (69% e 74%), ocupação dos tempos livres (86% e 64%) e afetos e emoções (64%). Os comportamentos observados como menos preventivos, foram: É transportado ao colo no carro; Mudam o detergente da sua embalagem original; Tomam medicamentos em frente das crianças; Deixa-o sozinho na cozinha; Deixa-o sozinho na banheira cheia de água ou piscina; e Cobrem o candeeiro com pano para reduzir a luminosidade em ambas as escolas.

Conclusão:

O instrumento ?Caderneta dos Pais? foi aplicado a menos de 50% dos pais de dois jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, analisando-se a utilidade do mesmo, tentando envolver as famílias na avaliação dos estilos de vida dos filhos para fomentar uma maior conscientização acerca dos mesmos. Este estágio tornou-se essencial para o treino da capacidade de reflexão sobre as competências do Enfermeiro Especialista.