Endometriose: associação entre qualidade de vida relacionada à saúde e sintomas de ansiedade, depressão e dor
Endometriosis: association between health-related quality of life and symptoms of anxiety, depression and pain
Publication year: 2022
O objetivo do presente estudo foi avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de mulheres com endometriose (EDM) e investigar se há associação de QVRS com variáveis sociodemográficas, histórico de saúde, ansiedade, depressão e dor. Trata-se de um estudo quantitativo, de corte transversal e de caráter descritivo correlacional, desenvolvido em um ambulatório de ginecologia e dor pélvica de um hospital público, localizado no interior de São Paulo. Participaram de 35 mulheres.
Foram utilizados os seguintes instrumentos para coleta de dados:
Questionário de dados sociodemográficos e dados clínicos; Endometriosis Health Profile Questionnaire (EHP-30); Hospital Anxiety and Depression Scale- HADS; Escala Visual Numérica (EVN). Para avaliarmos associação entre variáveis sociodemográficas e clínicas, utilizamos os testes não paramétricos Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Para avaliarmos a correlação da QVRS com os sintomas de ansiedade e depressão utilizamos o Teste de Correlação de Spearman. Já para avaliarmos associação entre QVRS e dor, foi utilizado o teste não paramétrico Kruskal-Wallis. O nível de significância foi de α=0,05. Houve prejuízos na QVRS (pontuação média= 68,9) e as maiores médias de prejuízos foram nas seção sobre relações sexuais (pontuação média= 68,2) e seção sobre tratamento (pontuação média= 64,2). Não houve associação entre QVRS e variáveis sociodemográficas e histórico de saúde. As participantes apresentavam sintomas de ansiedade e depressão - média para a subescala de ansiedade = 9,2 pontos (DP=4,9); média para a subescala de depressão = 8,8 pontos (DP=4,6). Não houve associação entre QVRS e sintomas de ansiedade (p=0,064) (pontuação média = 9,2). Houve associação entre QVRS e sintomas de Depressão (p= 0,001) (pontuação média = 8,8). Houve associação entre QVRS e dor (p= < 0,001). Os achados deste estudo corroboraram dados da literatura, evidenciando a EDM como uma doença crônica, debilitante e que interfere negativamente na qualidade de vida das mulheres que a apresentam. Diante de sua sintomatologia exacerbada requer, além de uma avaliação minuciosa de suas causas e do impacto para a paciente, a implementação de adequadas estratégias terapêuticas farmacológicas, cirúrgicas e psicológicas
The aim of the present study was to assess the HRQoL of women with EDM and investigate whether there are associations between HRQL and sociodemographic variables, health history, anxiety, depression and pain. This is a quantitative, cross-sectional and descriptive and correlational study, developed in a gynecology and pelvic pain outpatient clinic of a hospital located in the interior of São Paulo. A total of 35 women participated in the study.