Programa "Naru": Efeito de um Programa de Promoção do Bem-estar Socioemocional nos Estudantes de Licenciatura em Enfermagem

Publication year: 2023

Introdução e objetivos:

A transição para o ensino superior é uma das fases de vida mais impactantes que um jovem pode viver, não só pelas tarefas desenvolvimentais próprias da mesma, como pelos múltiplos desafios que lhes são colocados, deixando-o exposto a vários riscos com consequente repercussão no seu bem-estar socioemocional. Neste sentido, propôs-se avaliar o efeito de um programa de promoção do bem-estar socioemocional dirigidos aos estudantes do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem baseado nos princípios e técnicas meditativas do Reiki (Programa ?Naru?).

Métodos:

Trata-se de um estudo quantitativo, com um desenho quasi-experimental, com pré-teste e pós-teste, em grupo único. Utilizaram-se para constituição da amostra os instrumentos: ansiedade - Generalized Anxiety Disorder 7 (Sousa et al., 2015); depressão - Patient Health Questionnaire-9 (Monteiro et al., 2019).

Para avaliação do programa:

bem-estar - Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (Monteiro et al., 2012); Sofrimento psicológico - Escalas de Ansiedade, Depressão e Stresse (Pais-Ribeiro et al., 2004).

Resultados:

Foi estudada uma amostra de 12 estudantes. Os resultados obtidos demonstraram relativamente ao sofrimento psicológico que sofrimento global (p=0,003), o stresse (p=0,002), a ansiedade (p=0,008) e a depressão (p=0,003) diminuíram após a participação do programa. Relativamente ao bem-estar, após a intervenção constatou-se um aumento do bem-estar psicológico (p=0,004), nas suas dimensões do equilíbrio (p=0,003), da sociabilidade (p=0,012) e da felicidade (p=0,002). Não houve influência na subescala de controlo de si e dos acontecimentos. Não se procedeu à análise duas subdimensões (envolvimento social e na autoestima) por se terem obtidos valores negativos na consistência interna. Isto pode ser explicado por múltiplos fatores, entre os quais a ausência de variabilidade de resposta em alguns itens e pelo tamanho da dimensão amostral.

Conclusão:

Demonstrou-se que o Programa ?Naru? ajudou a promover o bem-estar socioemocional dos estudantes de enfermagem. Há necessidade de realizar mais estudos que permitam a validação do Programa ?Naru?.