Estratégias de envolvimento da família da pessoa em situação crítica, implementadas pelo enfermeiro em unidade de cuidados intensivos

Publication year: 2023

Introdução:

As diretivas internacionais, promovem o envolvimento da família nos cuidados à pessoa em situação crítica (PSC). O desenvolvimento de estratégias que o facilitem a prática de habilidades de comunicação eficazes da equipa, são basilares. Sendo o enfermeiro em unidade de cuidados intensivos, o elo essencial na ligação à família, é importante conhecer, dentro da equipa a importância e frequência de aplicação das mesmas.

Objetivos:

Identificar práticas relacionais implementadas pelo enfermeiro com a família da PSC e analisar as variáveis clínicas e sociodemográficas que influenciam relação entre as práticas relacionais implementadas pelo enfermeiro com a família da PSC.

Metodologia:

Estudo quantitativo, descritivo-correcional e transversal, com amostragem não probabilística. Foram incluídos 118 enfermeiros, de uma unidade de cuidados intensivos de nível III. Recolha de dados realizada por questionário de caraterização sócio demográfica/ profissional e Escala de Práticas Relacionais dos Enfermeiros com a Família em UCI- Frequência (PREFUCI-F) e Importância atribuída (PREFUCI-I). Dados tratados através do programa informático Statistical Package for Social Science 27.

Resultados:

A maioria dos enfermeiros refere que desenvolve práticas ?sempre ou frequentemente? promotoras da envolvência da família da PSC. As variáveis estudadas, idade, tempo de exercício profissional e de exercício em UCI, formação, estrutura física da unidade e complexidade/gravidade da PSC, não revelarem significância estatística com as PREFUCI-F /I a. Existe correlação, (p< 0,03), positiva, a importância e a frequência das práticas relacionais dos enfermeiros com a família em UCI PREFUCIs.

Conclusões:

Os enfermeiros estão despertos para as necessidades da envolvência família da PSC. Ter noção dos diferentes disruptores que interferem nesta relação, poderá permitir uma maior eficácia dessas ações.