Conhecimento e formação sobre osteoporose e fraturas de fragilidade em enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação

Publication year: 2023

Enquadramento:

A identificação, monitorização, intervenção e monitorização da pessoa após uma fratura de fragilidade é essencial para evitar novas fraturas. A capacitação dos enfermeiros para o acompanhamento da pessoa que sofreu de uma fratura, por queda de baixo impacto, surge como uma estratégia para a melhoria dos cuidados de enfermagem na área da osteoporose e fraturas de fragilidade Objetivos: Avaliar o conhecimento sobre osteoporose e fraturas de fragilidade dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação em Portugal e avaliar o impacto de uma atividade formativa no conhecimento dos enfermeiros.

Metodologia:

Na Fase I, estudo transversal com aplicação de um questionário de avaliação de conhecimento a Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação. Na Fase II, estudo quase-experimental, com avaliação da intervenção, atividade formativa, ?antes? e ?após?.

Resultados:

Na Fase I do estudo, participaram 452 Enfermeiros, tendo-se obtido 69.6% de respostas corretas no questionário de avaliação. Observamos resultados estatisticamente significativos em relação ao conhecimento e o grau académico (p=0,015). Na Fase II do estudo, participaram 42 enfermeiros de 29 hospitais (27 do Serviço Nacional de Saúde; 3 privados). Foram obtidos resultados estatisticamente significativos em relação ao aumento de conhecimento após a atividade formativa (p<0,001). Os enfermeiros com formação especializada (p=0,011) e os enfermeiros que exercem funções em serviços de ortopedia (p=0,014) apresentam maior diferença no conhecimento após a atividade formativa Conclusão: O conhecimento dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação em Portugal pode ser melhorado. A formação dos enfermeiros, através de uma atividade formativa, parece ser uma oportunidade de melhoria de conhecimento sobre osteoporose e fraturas de fragilidade.