Literacia em saúde mental acerca da depressão nos enfermeiros de uma unidade hospitalar da região Centro

Publication year: 2023

Enquadramento:

A Literacia em Saúde Mental (LSM) refere-se ao ?conhecimento e crenças sobre as doenças mentais que auxiliam no seu reconhecimento, na gestão e na prevenção?. A depressão é das doenças mentais com maior prevalência em Portugal, daí importa caraterizar a LSM nos enfermeiros. Num estudo sobre a saúde mental dos enfermeiros, 60,6% referiu ter uma perceção negativa da sua saúde mental e 22,2%, tem a perceção de sofrer de sintomatologia de depressão grave. Níveis elevados de LSM vão facilitar o reconhecimento da doença mental e promover a procura de ajuda primeiro entre os pares e depois nas pessoas internadas.

Objetivo:

Avaliar a LSM acerca da depressão nos enfermeiros de uma unidade hospitalar da região Centro, caraterizar o nível de estigma pessoal e percebido acerca da depressão, distância social e o perfil de crenças associado às doenças mentais.

Metodologia:

Estudo quantitativo, com desenho descritvo-exploratório (nível I), recorrendo a uma amostra não probabilística intencional de 347 enfermeiros. Foi aplicado o QuALISMental, foram utilizadas três subescalas para avaliar estigma pessoal, estigma percebido e distância social e ainda o inventário de crenças sobre as doenças mentais.

Resultados:

Cerca de 80% dos enfermeiros identificaram o rótulo depressão, sendo que 76,7% assinalaram intenção de procura de ajuda. A barreira pessoal à procura de ajuda mais sinalizada foi ?Pensar que não valorizam o que eu digo?. Indicaram que recorreriam à ajuda de um profissional de saúde, contudo o profissional/pessoa que mais designaram foi o psicólogo e um amigo significativo. Os antidepressivos foram os medicamentos considerados mais úteis. As estratégias de auto ajuda distinguidas estavam relacionadas com ajuda profissional especializada de saúde mental. Os enfermeiros demonstraram alguma competência para dar primeira ajuda, contudo evidenciaram défices de conhecimento acentuado sobre a importância de algumas opções. No cohecimento sobre prevenção da doença mental os participantes realçaram as atividades relaxantes, os amigos e o exercício físico e, por último, evidenciaram uma visão pouco estigmatizante da depressão.

Conclusão:

Verificou-se um nível satisfatório de LSM acerca da depressão mas com défices de conhecimentos acentuados em algumas componentes, sendo necessária uma intervenção nesta área.