Estudo de eficácia do Programa de Primeira Ajuda em Saúde Mental em Adolescentes Institucionalizados
Publication year: 2023
A adolescência destaca-se como uma transição desenvolvimental que constitui um período crítico de adaptação a uma nova realidade, de vulnerabilidade psicológica e uma idade chave para o início de perturbações mentais.
As intervenções no âmbito da Literacia em Saúde Mental (LSM) têm merecido crescente atenção como estratégias de promoção de saúde mental, identificação precoce de perturbações mentais, redução do estigma e desenvolvimento de comportamentos de procura de ajuda. A Primeira Ajuda em Saúde Mental (PASM) destaca-se como intervenção com impacto positivo no conhecimento acerca das perturbações mentais e opções de procura de ajuda.
No caso dos adolescentes em acolhimento institucional, a todas as dificuldades naturais da adolescência, acrescem outras relacionadas com uma possível vinculação insegura, traumas e sentimentos de abandono. Verificam-se, assim, nesta população, índices superiores de psicopatologia e comportamentos de risco. O investimento na literacia em saúde mental desta população assume, assim, acentuada pertinência.
O presente estudo pretende avaliar a eficácia do programa PASM no incremento da LSM de um grupo de adolescentes institucionalizados, residentes na Comunidade Juvenil Francisco de Assis, em Coimbra. Trata-se de um estudo pré-experimental com grupo único e avaliação pré e pós intervenção. A amostra é constituída por sete participantes, aleatoriamente selecionados, com uma média de idades de 15,71 anos. A intervenção teve a duração de 6,5 horas e utilizou-se, como instrumento de colheita de dados, o QuALiSMental.
Os resultados obtidos não permitem confirmar, com certeza estatística, a eficácia do programa PASM no incremento da LSM no grupo de adolescentes em estudo.