Publication year: 2023
A evolução das políticas de saúde e o desenvolvimento disciplinar têm vindo a contribuir para a integração da família como unidade de cuidados. Assim, a enfermagem de família surge como resposta aos potenciais e reais problemas de saúde das famílias. Com a abordagem sistémica à família, surgiram algumas situações de famílias com idosos dependentes, a assumirem a responsabilidade do cuidar, tendo-se identificado a necessidade de construir conhecimento científico que suporte as intervenções de enfermagem com estas famílias.
Objetivos:
descrever de forma crítica as atividades clínicas para o desenvolvimento de competências na área de enfermagem de saúde familiar e apresentar um estudo empírico resultante da necessidade de implementar intervenções, baseadas na evidência no âmbito das famílias com idosos dependentes.
Metodologia:
na atividade clínica recorreu-se a estudos de família; na componente de investigação desenvolveu-se um estudo qualitativo de orientação fenomenológica com famílias de idosos dependentes inscritas na USF. Participaram 12 sujeitos, que cumpriram os critérios de inclusão. O instrumento de recolha dos dados foi a entrevista semiestruturada.
Resultados:
a utilização do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar foi importante para o desenvolvimento dos processos de cuidados às famílias. Nos achados do estudo empírico emergiram quatro temas centrais:
Eu: Cuidador; Eu: Familiar; Nós: Família e Significados do Enfermeiro de Família. Verificou-se que os significados atribuídos ao enfermeiro de família no fenómeno em estudo é maioritariamente apoio técnico, sendo também reconhecido apoio emocional, contudo, não foi reconhecida a importância do enfermeiro de família para a funcionalidade do sistema familiar.
Conclusão:
As atividades clínicas permitiram o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária - Área de Saúde Familiar. Conhecer as vivências de famílias com idosos dependentes e os significados atribuídos ao enfermeiro de família, para o funcionamento familiar, poderá contribuir para a melhoria contínua dos cuidados de enfermagem às famílias e para a visibilidade do enfermeiro especialista nesta área.