Publication year: 2023
A Avaliação de Desempenho (AD) é um instrumento essencial na gestão dos recursos humanos, é um processo dinâmico e tem vários objetivos para as organizações. O atual sistema de AD dos enfermeiros da administração pública, é muito contestado e é um dos grandes desafios que se coloca ao Enfermeiro Gestor (EG).
A questão orientadora de investigação é:
?Quais as vivências dos enfermeiros no processo de AD??, e os objetivos são: descrever as vivências dos enfermeiros no processo de AD; identificar que problemas vivenciam os enfermeiros no processo de AD; e identificar as reações que predominam nos enfermeiros no processo de AD.
A metodologia do estudo assenta numa abordagem qualitativa fenomenológica com análise de conteúdo segundo o método de Giorgi e Sousa (2010), numa amostra intencional de seis enfermeiros que cumpriram os critérios de inclusão. Para obtenção dos resultados recorreu-se a um guião de entrevista semiestruturada.
Da análise emergiram os constituintes essenciais da experiência:
reconhecimento da importância, momento de oportunidade de melhoria, momento de valorização profissional, momento de feedback, meramente burocrático, incoerência avaliativa, desconhecimento do desempenho dos avaliados, objetivos não SMART, não são orientados para os cuidados enfermagem, influenciados pelo avaliador, injusta, pouco precisa, ausência de imparcialidade, limitadora e incontestável. Estes foram organizados, em grupos que dominamos de ?elementos do processo de AD?: o processo, o avaliador, os parâmetros de avaliação e as reações ao processo.
Com o estudo concluímos que existem um conjunto de reações negativas, referentes ao atual sistema, relacionados com: o processo, o avaliador e os parâmetros de avaliação.