Necessidades de formação de uma equipa de cuidados paliativos para a acreditação da idoneidade formativa em enfermagem
Publication year: 2023
Os cuidados paliativos abrangem intervenções no alívio do sofrimento da pessoa em situação paliativa e família. Para que se possam prestar cuidados paliativos de excelência é necessária uma equipa multiprofissional com competências específica e diferenciadas. Assim, os serviços de saúde estão a fazer uma aposta na formação contínua das suas equipas com o objetivo de contribuir para a qualidade desejada, o que traduzirá a sua idoneidade quer da atividade assistencial quer formativa. Partindo destes pressupostos, dando continuidade ao percurso académico, optou-se por realizar o Estágio de Natureza Profissional na Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos. O objetivo foi desenvolver competências especializadas na área da enfermagem à pessoa em situação paliativa. Durante o estágio, recorreu-se a metodologias ativas, participativas, investigativas, de gestão e formação. No domínio da investigação, desenvolveu-se um estudo exploratório descritivo sobre as necessidades de formação da equipa de saúde de Cuidados Paliativos, com o intuito de contribuir para a elaboração de um projeto de formação em serviço dando resposta a um dos requisitos de acreditação da idoneidade formativa. A recolha de dados realizou-se por meio de um questionário elaborado ad hoc e submetidos a análise estatística. Os principais resultados revelam que mais de metade da equipe de saúde multidisciplinar apresenta formação diferenciada em CP obtida através de cursos pós-graduação e mestrado.
Apresenta carências de formação nas áreas de:
Precauções Básicas de Controlo de Infeção, Gestão dos Riscos, Emergências Clínicas, Emergências Não Clínicas, e a equipa identifica necessidade de formação sobre Comunicação em Cuidados Paliativos e Apoios Sociais em Cuidados Paliativos, considera importante a formação contínua em serviço, reconhecendo vantagens, tais como atualização e consolidação de conhecimentos e, melhoria dos cuidados prestados além da aquisição. Apesar das dificuldades identificadas nomeadamente falta de tempo/disponibilidade, a falta de recursos humanos, falta de planeamento da formação infere-se a necessidade premente da existência de um projeto de formação contínua em contexto de prática clínica direcionada às reais necessidades enquanto motor de transformação no cuidar. No domínio da prestação de cuidados de enfermagem à pessoa em situação paliativa, foram desenvolvidas competências especializadas, designadamente ao nível da gestão de sintomas, apoio e acompanhamento à família, apoio no processo de luto, comunicação, trabalho em equipa e habilidades de consultadoria. Foram também adquiridas competências no que se refere à formação, à gestão de cuidados. Salienta-se que, é fundamental o desenvolvimento de competências especializadas em cuidados paliativos para a implementação de intervenções de enfermagem adequadas, efetivas e humanas no cuidar da pessoa em situação paliativa e família.
Palliative care encompasses interventions to relieve the suffering of the palliative care patient and family. In order to provide excellent palliative care, a multiprofessional team with specific and differentiated skills is required. Thus, health services are investing in the continuous training of their teams in order to contribute to the desired quality, which will reflect their suitability both in terms of care and training. Based on these assumptions, continuing the academic path, it was decided to carry out the Professional Internship in the Community Support Team in Palliative Care. The objective was to develop specialized skills in the area of nursing to the person in a palliative situation. During the internship, active, participatory, investigative, management and training methodologies were used. In the field of research, a descriptive exploratory study was developed on the training needs of the Palliative Care health team, with the aim of contributing to the elaboration of an in-service training plan in response to one of the requirements for accreditation of training suitability. Data were collected through an ad hoc questionnaire and submitted to statistical analysis. The main results show that more than half of the multidisciplinary health team has differentiated training in PC obtained through postgraduate and master's courses.