Avaliação dos procedimentos dos enfermeiros sobre o feixe de intervenções de prevenção da infeção urinária associada a cateter vesical
Publication year: 2024
As infeções do trato urinário associadas ao cateter vesical são uma realidade constante, associada aos cuidados de saúde, sendo a causa principal da morbilidade, prolongamento do período de internamento e dos custos relacionados.
A norma da Direção Geral de Saúde:
“Feixe de Intervenções para a Prevenção da Infeção Urinária Associada Ao Cateter Vesical” surge no sentido de uniformizar as intervenções de Enfermagem. Este estudo tem como objetivo analisar o conhecimento dos enfermeiros sobre o Feixe de Intervenções de Prevenção de Infeção Urinária Associada a Cateter Vesical numa unidade local de saúde do norte de Portugal.Metodologia:
Estudo transversal analítico, realizado em 103 enfermeiros numa população de 731 de uma Unidade Local de Saúde do Norte de Portugal.Os critérios de inclusão:
Enfermeiros que estão diretamente na prestação de cuidados. O instrumento de recolha de dados foi um questionário, via Google Forms, constituído por duas partes: a primeira com questões sobre a caraterização sociodemográfica e profissional e a segunda sobre as intervenções de enfermagem em relação ao Feixe de Intervenções de Prevenção de Infeção Urinária Associada a Cateter Vesical. Para a recolha de dados foi solicitado ao enfermeiro diretor o envio do link do IRD aos enfermeiros gestores e por sua vez estes a cada elemento da sua equipa. O estudo obteve o parecer favorável da Comissão de Ética n.º 5/2023.Resultados:
O conhecimento dos enfermeiros no geral revela-se moderado (74,8%). Há maior predomínio no sexo feminino (86,4%), idade entre os 36 e 40 anos, casados (58,3%), licenciatura (74,8%), enfermeiros generalistas (63,1%), contrato individual de trabalho sem termo (62,1%), tempo de serviço médio 41,66 ± 7,61 anos, hospital como local de trabalho (87,4%), horário por turnos (85,4%), formação sobre a prevenção da IUACV (69,9%) e conhecimento da existência de norma sobre a prevenção da IUACV (92,2%). Verificou-se relação, estatisticamente significativa, entre o conhecimento do feixe e a formação. O sexo feminino apresenta mais conhecimento no Elemento “Cumprir técnica assética no procedimento de cateterização vesical e conexão ao sistema de drenagem”, e os enfermeiros especialistas mostram mais conhecimento no elemento “Manter o CV seguro com o saco coletor abaixo do nível da bexiga…”. Os enfermeiros com formação apresentam um conhecimento global superior e mostram mais conhecimento no Elemento “Cumprir técnica assética no procedimento de CV e conexão ao sistema de drenagem” e “Avaliar diariamente a possibilidade de remover o CV, retirando-o logo que possível…” Conclusão: O conhecimento dos enfermeiros é moderado. A formação associou-se com o conhecimento; o sexo e a categoria profissional associaram-se com alguns elementos do feixe. Sugere-se implementação de “Bundles” para uniformizar intervenções, a promoção de formação continua e académica e a realização de outros estudos.
Urinary tract infections associated with bladder catheters are a constant reality associated with healthcare, and are the main cause of morbidity, prolonged hospitalization and related costs. The General Directorate of Health's standard: "Interventions for the Prevention of Bladder Catheter-Associated Urinary Tract Infection", aims to standardize nursing interventions. The aim of this study was to analyze nurses' knowledge of the Bundle of Interventions for the Prevention of Bladder Catheter-Associated Urinary Tract Infection in a local health unit in northern Portugal.