Publication year: 2023
Introdução:
O presente relatório é realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Engloba as competências comuns e específicas do Enfermeiro especialista na área, desenvolvidas e adquiridas ao longo dos ensinos clínicos realizados. Neste contexto, surge o desenvolvimento de um trabalho de investigação secundário intitulado de ?Instrumentos de avaliação de sinais e sintomas em pessoas vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no pré-hospitalar: uma revisão scoping?.
Objetivos:
Descrever e atestar a aquisição das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista; mapear os instrumentos de avaliação de sinais e sintomas em pessoas adultas vítimas de AVC no pré-hospitalar.
Metodologia:
Análise crítica das competências comuns e específicas desenvolvidas nos ensinos clínicos, baseada na prática reflexiva de Donald Schön. Para a componente de investigação foi realizada uma revisão scoping segundo o método proposto pelo Instituto Joanna Briggs. A questão de investigação proposta foi:
Quais são os instrumentos de avaliação de sinais e sintomas em pessoas adultas vítimas de AVC utilizados pelos enfermeiros no pré-hospitalar?
Resultados: Foram aperfeiçoadas competências comuns no domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, da melhoria da qualidade e gestão de cuidados. Foram adquiridas competências específicas no cuidado à pessoa em situação crítica, assim como, na gestão da dor e perturbações emocionais da pessoa e família. A área de catástrofe e emergência multivítima foi, de igual forma, explorada e desenvolvidas competências na área, bem como, na área de prevenção e controlo de infeção. Quanto à componente de investigação, destacam-se alguns instrumentos de avaliação de sinais e sintomas de vítimas de AVC: Face Arm Speech Test (FAST), Los Angeles Prehospital Stroke Screen (LAPSS), Rapid Arterial Occlusion Evaluation (RACE), Los Angels Motor Score (LAMS), Cincinnati Pre-hospital Stroke Severity Score (CPSSS), National Institute of Health Stroke Scale (NIHSS), entre outros.
Conclusão:
Denota-se a aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista, nomeadamente a nível de investigação.