Tradução, Adaptação Cultural e Validação para a População Portuguesa do Nurse Self-Concept Questionnaire

Publication year: 2023

Enquadramento:

O autoconceito profissional dos estudantes de Enfermagem é um processo contínuo que consiste na reflexão acerca da informação e crenças sobre o papel profissional, os valores e comportamentos, sendo uma atitude que eleva o sentido de identidade profissional. Um autoconceito profissional positivo está relacionado com a diminuição dos níveis de depressão e ansiedade e com o aumento da autoestima e da autoeficácia, criando a sensação de bem-estar e realização pessoal. Um bom autoconceito profissional traduz-se numa maior aptidão para lidar com os desafios apresentados e manter uma melhor adaptação ao quotidiano e à vida profissional, determinante na vida de um estudante. Deste modo, surge a necessidade de trabalhar, aprofundar e avaliar o autoconceito profissional dos estudantes de Enfermagem, prevenindo possíveis consequências como burnout, stress, diminuição da qualidade de vida e do bem-estar, bem como outros problemas de saúde mental.

Objetivos:

Traduzir, adaptar e validar o ?Nurse Self-concept Questionnaire? (NSCQ) para a população de estudantes de Enfermagem em Portugal, e aferir as suas propriedades psicométricas.

Metodologia:

Estudo metodológico realizado com uma amostra não probabilística de 216 Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, acedida através da plataforma eletrónica Qualtrics. Foram avaliadas as propriedades psicométricas do instrumento. Foi realizada análise fatorial exploratória para verificar a validade de construto e, para verificar a sua fidelidade, foi realizada a análise de consistência interna, através do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach.

Resultados:

O instrumento final designado como QAE (Questionário de Autoconceito dos/as Enfermeiros/as) é composto por 24 itens alocados em cinco dimensões, ?Autoconceito geral?, ?Relações com a equipa?, ?Liderança?, ?Comunicação-cuidado? e ?Conhecimento? que, em conjunto, explicam 67,71% da variância. Tanto as cinco dimensões como o total da escala apresentam índices de fiabilidade bons e muito bons, variando entre 0,775 e 0,927. A estrutura fatorial que emergiu da análise é coerente com a conceção teórica subjacente.

Conclusão:

A versão portuguesa do questionário NSCQ demonstrou ser um instrumento válido e fiável para avaliar o autoconceito profissional dos estudantes de Enfermagem. Contudo, é importante assegurar a continuidade dos estudos de análise das propriedades psicométricas do instrumento, considerando a utilização de amostras de maior dimensão e a realização de análise fatorial confirmatória.