Cuidados de enfermagem e as causas de reinternamento: perceção de enfermeiros de perioperatório

Publication year: 2023

Os reinternamentos hospitalares são, em regra, efeitos indesejados para as pessoas, para as famílias, para as instituições e para toda a comunidade. São sinónimo de acréscimo de custos/gastos para as instituições hospitalares e de eventuais problemas no processo de cuidados. Por cada doente readmitido, há uma oportunidade perdida de tratar outra pessoa. Nesta investigação pretendemos encontrar uma ligação entre a efetividade dos cuidados prestados no perioperatório e os reinternamentos hospitalares em pessoas submetidas a cirurgia eletiva, através da perceção dos enfermeiros. Trata-se de um estudo descritivo de natureza interpretativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas a 14 enfermeiros de perioperatório, numa amostra não probabilística em bola de neve e para o qual foi obtido o parecer favorável de uma Comissão de Ética. Foi elaborado um guião de entrevista e testado para validação por peritos na área.

A metodologia utilizada no estudo foi no sentido de responder às questões de investigação:

?Qual a perceção de enfermeiros de perioperatório sobre as causas do reinternamento após cirurgia eletiva??; ?Quais os cuidados de enfermagem que, na perceção de enfermeiros de perioperatório, podem influenciar as causas do reinternamento após cirurgia eletiva??. Realizados os contactos com os potenciais participantes, foi feita a recolha de dados e posteriormente tratados e analisados com recurso ao software NVivo.

Os resultados das entrevistas foram apresentados com base em dois macro critérios:

Causas de reinternamento após cirurgia eletiva e Cuidados de enfermagem no perioperatório, no sentido de dar resposta às duas questões de investigação do estudo. Como principais conclusões do estudo podemos destacar que, da perceção e da experiência dos participantes, que se destacam como causas de reinternamento: infeção ou choque séptico, dor e dificuldade em cumprir o regime terapêutico, problemas respiratórios, complicações da ferida operatória e hemorragia.

Podemos salientar que as estratégia através dos cuidados de enfermagem perioperatórios para diminuir os reinternamentos após a cirurgia eletiva identificados pelos enfermeiros foram:

mais recursos humanos; mais formação da equipa; realização da consulta pré e pós-operatória; melhoria dos ensinos à pessoa; sistema informático único para registo de informação e transmissão dos cuidados; utilização das novas tecnologias no acompanhamento da pessoa submetida a cirurgia; introdução do papel do enfermeiro de referência; técnicas no controlo da dor.