Promoção do bem-estar sócio emocional dos enfermeiros nos cuidados de saúde primários

Publication year: 2023

Introdução e objetivos:

O stress e a ansiedade são sintomas de sofrimento psicológico frequentemente percecionados de forma significativa pelos enfermeiros e que pode provocar problemas de saúde laboral, como absenteísmo e presenteísmo. Bem-estar pode ser definido como imagem mental de a pessoa se sentir bem, em equilíbrio, feliz e tranquilo consigo próprio e com as outras pessoas e satisfeita com a sua independência. Destaca-se a importância da dimensão interpessoal para o bem- estar, definindo-se deste modo o conceito de bem-estar socioemocional. O bem-estar é considerado uma dimensão protetora da saúde mental. O objetivo do estudo é avaliar a ansiedade, e a perceção do stress e bem-estar sócio emocional e psicológico dos enfermeiros que exercem funções nas UCSP de umas Unidades Funcionais de um Agrupamento de Centros de Saúde de Coimbra. Este estudo será posteriormente incluído num estudo quase-experimental já em andamento, que visará a análise do efeito de um programa de intervenção baseado no Mindfulness.

Metodologia:

Realizou-se um estudo descritivo e quantitativo. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Ansiedade-estado (Daniel e Ponciano (1996), a Escala de Bem-estar Psicológico (Novo, Duarte-Silva & Peralta, 2004) e a Escala de Perceção de Stresse (adaptada por Ribeiro e Marques, 2009).

Resultados:

Obteve-se uma amostra de 48 enfermeiros com idade a rondar os 49,63 anos (desvio-padrão=7,64), maioritariamente do sexo feminino (94%), residentes na zona urbana (72,9%), apenas com a licenciatura (60,4%) embora 43,8% possuíssem o título de especialista em Enfermagem de Saúde Pública ou de Saúde Comunitária. A amostra apresentou um nível de ansiedade-estado de 51,94 pontos (desvio-padrão= 11,81), no bem-estar psicológico 80,73 pontos (desvio-padrão=14,5) e na perceção de stress 22,17 pontos (desvio-padrão=7,42) Conclusão: este estudo permitiu fazer uma clara caracterização da amostra. A aplicação de intervenções que promovam o bem-estar socioemocional demonstram- se pertinentes para a diminuição dos sintomas de sofrimento psicológico e para estratégia de promoção do bem-estar socio-emocional e da saúde, mental dos enfermeiros.