Necessidades sentidas pela família, constituída por idosos
Publication year: 2023
Este relatório reporta-se à prática clínica, desenvolvida numa Unidade de Saúde Familiar (USF) do ACES PIN.
Numa abordagem inicial caracterizam-se as famílias do ficheiro da Enfermeira Especialista cooperante, tendo como referenciais teóricos os Modelos de Intervenção Familiar. Constatou-se que 23% dos utentes têm idade igual ou superior a 65 anos. Muitos idosos, vivem sozinhos ou com o seu cônjuge/companheiro e alguns em casa de seus familiares, dependentes de cuidados. Para que o Enfermeiro de Família possa intervir de forma mais eficaz, junto das famílias constituídas por idosos, será necessário identificar as suas necessidades. Assim sendo, estudámos as necessidades sentidas por uma amostra de 27 famílias, constituída por idosos.
Realizámos um estudo exploratório e descritivo, tendo como objetivos identificar necessidades em relação às atividades de vida familiar, os tipos de apoio mobilizados pela família, as dificuldades sentidas no dia a dia familiar, e avaliar a funcionalidade da família.
Das necessidades sentidas sobressaíram a ajuda das necessidades instrumentais, ajuda nas AVD´s, total ou parcial.
Relativamente aos apoios mobilizados identificou-se como o mais significativo o da rede familiar.
Quanto às dificuldades sentidas no quotidiano identificaram-se a falta de tempo pessoal e cansaço como papel de cuidador e os condicionantes da idade.
O desenvolvimento da aplicação na prática de uma consulta de enfermagem à família surge como um desafio deste trabalho de investigação na área da intervenção familiar em contexto dos CSP. Desenvolver conhecimentos sobre os contextos familiares, ao nível do ambiente, do rendimento familiar, da habitação, da classe social e da capacidade nesta etapa do ciclo de vida onde se encontram. As intervenções de enfermagem foram sugeridas de acordo com as necessidades específicas de cada família. Foram atingidos os objectivos propostos no início do estágio.