Crenças e Práticas culturais dos casais nepaleses, durante a gravidez, parto e pós parto: Um estudo em Portugal
Publication year: 2023
Este trabalho visa explanar as competências adquiridas ao longo do 2º Ano do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, desenvolvidas ao longo dos diversos estágios, como também o desenvolvimento de um estudo de investigação, resultante de inquietudes surgidas no decorrer dos estágios. Estas prenderam-se essencialmente com a dificuldade sentida na prestação de cuidados de enfermagem especializados a casais grávidos migrantes, nomeadamente casais nepaleses.
A migração tem sido uma constante ao longo dos tempos, mantendo-se até aos dias de hoje. A maternidade é um dos aspetos que mais é afetado com a migração. O conhecimento das crenças tradicionais, associadas a uma cultura diferente e durante um período específico, neste caso durante a gravidez, parto e pós-parto, torna-se essencial para uma melhoria significativa dos cuidados de enfermagem, através do desenvolvimento da competência cultural dos enfermeiros, nomeadamente dos Enfermeiros Especialistas de Saúde Materna e Obstétrica (Santiago, 2020).
Este trabalho de investigação, desenvolvido na parte II, tem como objetivo principal identificar as crenças e práticas culturais subjacentes aos comportamentos dos casais nepaleses, durante a gravidez, parto e pós-parto, com filhos e inscritos numa unidade de saúde. Outros objetivos foram delineados, tais como: caracterização sociodemográfica dos participantes no estudo e caracterização obstétrica das participantes.
Recorri à metodologia qualitativa, tipo I, exploratória e descritiva, amostra intencional ou não probabilística de casais nepaleses com filhos, inscritos na unidade de saúde.
O instrumento de recolha de dados escolhido foi a entrevista semiestruturada, elaborada pela investigadora, tendo por base o documento ?SER MÃE HINDU Práticas e Rituais Relativos à Maternidade e aos Cuidados à Criança na Cultura Hindu em Contexto de Imigração? (Monteiro, 2007).
A entrevista foi de carater anónimo e de participação voluntária, estruturada em 3 partes, a primeira relativa à caracterização sociodemográfica da amostra em estudo, a segunda caracterização obstétrica e por fim a terceira parte, no que concerne, às perceções da gravidez e crenças e práticas culturais durante a gravidez, parto e pós-parto, da população em estudo.
Na primeira parte deste relatório descrevo as experiências que me proporcionaram o desenvolvimento das competências comuns e especificas de natureza científica, técnica e humana, regulamentadas para o exercício profissional do enfermeiro especialista em Saúde Materna e Obstétrica.
Na segunda parte apresento o estudo de investigação, desenvolvido sobre ?Crenças e Práticas Culturais, dos casais nepaleses, durante a Gravidez, Parto e Pós-parto: um estudo em Portugal?.
Deste modo, este estudo contribuirá para o conhecimento das crenças e práticas culturais dos casais nepaleses, durante a gravidez, parto e pós-parto. De forma a aperfeiçoar as competências culturais dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO) e consequentemente prestar cuidados de enfermagem culturalmente mais eficazes e com ganhos em saúde.