Prevenção do risco associado à polimedicação e gestão segura do regime terapêutico no domicílio
Publication year: 2023
Este relatório reporta-se à prática clínica desenvolvida na Unidade de Saúde Pública ? Polo Figueira da Foz e na Unidade de Cuidados na Comunidade Torre de Sinos.
Numa abordagem inicial identificou-se como problema de saúde prioritário a polimedicação e a gestão do regime terapêutico no domicílio. Nos utentes abrangidos pela Unidade de Cuidados na Comunidade Torre de Sinos observa-se um envelhecimento crescente e um aumento da esperança média de vida, verificando-se consequentemente um aumento de patologias relacionadas com a idade e do consumo elevado de medicação.
É competência específica do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública o processo de capacitação de grupos/comunidade, assim, delineou-se e implementou-se o projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados ?PoliSegura?: Prevenção do risco associado à Polimedicação e gestão segura do regime terapêutico no domicílio, dirigido às pessoas dependentes e polimedicadas e seus cuidadores informais, abrangidos pela Unidade de Cuidados na Comunidade Torre de Sinos.
Para conhecer as estratégias em uso pelos cuidadores informais e/ou pessoas polimedicadas, as suas necessidades e dificuldades, e identificar potenciais riscos na gestão cotidiana da utilização em simultâneo de diversos medicamentos, realizou-se um estudo exploratório. Identificaram-se como ?Estratégias de gestão da polimedicação? o ?Acondicionamento individualizado dos medicamentos?, o ?Planeamento das tomas dos medicamentos?, e o ?Suporte escrito de gestão das tomas dos medicamentos?. Como ?Necessidades sentidas?, surgiram o ?Apoio profissional? e o ?Suporte familiar?. As ?Dificuldades sentidas? surgiram exclusivamente entre os cuidadores informais, nomeadamente o ?Desgaste emocional? e a ?Sobreposição de papeis?. Como ?Riscos de segurança medicamentosa?, identificaram-se a ?Deficiente identificação dos medicamentos e do seu efeito medicamentoso?, o ?Deficiente controle da toma dos medicamentos? e ?Erros e omissões na toma dos medicamentos?.
Tendo como referenciais teóricos orientadores o Modelo da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Leininger, e os pressupostos da Literacia em Saúde, elaborou-se o Guia de Intervenção de Enfermagem, construiu-se um Protocolo de articulação para a sinalização de utentes no âmbito da prevenção do risco associado à Polimedicação e gestão segura do regime terapêutico no domicílio, e efetuou-se parceria com Farmácia de Miranda do Corvo.