Publication year: 2023
Enquadramento:
Este relatório representa o trabalho desenvolvido ao longo da componente clínica de Mestrado da área específica de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, no qual foi, também, conduzido um projeto de investigação na área do abuso sexual de crianças/jovens. Este é um grave problema de violência, que se traduz numa experiência adversa na infância com consequências para a saúde física, mental e comportamental. É reconhecido que os pais e outros cuidadores desempenham um papel fundamental na prevenção do abuso sexual, contudo, em Portugal é escassa a investigação neste âmbito.
Objetivos:
Caracterizar os contextos clínicos onde decorreu o estágio; Contribuir para a redução de casos de abuso sexual de crianças e jovens; Caracterizar conhecimentos, atitudes e práticas de educação de pais/encarregados de educação, e conhecimentos e atitudes das educadoras de infância, acerca da prevenção do abuso sexual de crianças; Descrever as atividades realizadas em estágio e refletir sobre o seu contributo para o desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista.
Metodologia:
O estudo de investigação conduzido foi do tipo transversal exploratório, de carácter descritivo e correlacional. Pais/encarregados de educação e educadores de infância das escolas selecionados de um concelho do centro de Portugal foram convidados a participar no estudo. Os questionários foram disponibilizados em Formulário Google ou em papel. Os dados foram analisados no SPSS, recorrendo a estatística descritiva e correlacional.
Resultados:
A investigação conduzida demostrou que, apesar, dos elevados níveis de conhecimento e atitudes positivas acerca da prevenção do abuso sexual dos pais/encarregados de educação e dos educadores de infância, há ainda algumas lacunas para as quais é necessário planear intervenções.
Conclusão:
As atividades realizadas durante a componente clínica possibilitaram mobilizar conhecimentos e habilidades que vão ao encontro das competências comuns e das competências específicas do Enfermeiro Especialista na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Da componente de investigação emergiu a necessidade de realizar mais investigação, em Portugal, na área em apreço e implementar intervenções que permitam colmatar as lacunas identificadas ao nível dos conhecimentos, atitudes e práticas educativas dos pais/encarregados de educação e educadores de infância acerca da prevenção do abuso sexual.