Intervenções de enfermagem na prevenção da violência em contexto Forense: uma Scoping Review

Publication year: 2024

Introdução:

Atualmente, a violência, por ser um fenómeno complexo e dinâmico, exige, dos enfermeiros em geral e em particular daqueles que trabalham em serviços de psiquiatria forense, uma compreensão multidimensional e intervenções sistémicas e resilientes.

Objetivo:

Mapear as intervenções implementadas pelos enfermeiros, para prevenção da violência por parte das pessoas internadas, em serviços de psiquiatria forense.

Metodologia:

Protocolo de Scoping Review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute, considerando os materiais bibliográficos publicados de janeiro de 2018 a julho de 2023, nas bases de dados CINAHL e MEDLINE e selecionados com recurso à plataforma Rayyan. Esta revisão considerou a inclusão de estudos, independentemente da área geográfica ou do desenho, nos idiomas português, inglês e espanhol, disponíveis sem custos para os revisores. Esta pesquisa procura responder à questão norteadora, fundamentada pela estratégia PopulaçãoConceito-Contexto (PCC): Que intervenções são implementadas pelos enfermeiros, para prevenção da violência por parte das pessoas internadas, em contexto de psiquiatria forense? Resultados: Foram incluídos quatro artigos na revisão e identificadas intervenções e programas de treino para a prevenção/redução da violência, pelos enfermeiros, em serviços de psiquiatria forense. Espera-se que os resultados possam contribuir para melhorar a prática de cuidados à pessoa com doença mental nestes contextos.

Conclusão:

Esta pesquisa identificou intervenções e programas de treino sustentados, dois deles baseados na Terapia Cognitivo-Comportamental, para prevenção da violência por parte das pessoas internadas, em serviços de psiquiatria forense. Mais estudos devem ser realizados para identificar intervenções inovadoras com foco na prevenção/redução do comportamento violento das pessoas internadas em serviços de psiquiatria forense.