A experiência da menopausa precoce em mulheres com câncer de mama com idade inferior a 45 anos
The experience of premature menopause induced by breast cancer treatment in women under 45 years old
Publication year: 2022
O aumento da incidência de câncer de mama em mulheres jovens, com menos de 45 anos, aliado à cronicidade da doença tem despertado a necessidade de melhor compreender as repercussões do tratamento com o intuito de construir um cuidado em saúde que atenda as especificidades das mulheres jovens com câncer de mama. A menopausa precoce está entre os aspectos com importante impacto à vida das mulheres jovens. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo compreender o processo de luto decorrente da menopausa precoce induzida pelo tratamento do câncer de mama em mulheres com menos de 45 anos. Para atingir o objetivo proposto realizamos um estudo qualitativo, a partir do método clínico-qualitativo e da análise de conteúdo. Empregamos a entrevista aberta e o Procedimento de Desenhos-Estórias (D-E) como principais instrumentos de coleta de dados, que foram complementados com questionário de dados sociodemográficos e dados clínicos. Os dados foram analisados a partir da compreensão do luto como uma Transição Psicossocial e de teorias psicodinâmicas que permitiram aprofundar a compreensão dos aspectos subjetivos do processo de luto decorrente da menopausa precoce induzida pelo tratamento.
A análise dos dados permitiu identificar cinco categorias:
Corpo devastado e o ataque ao suporte identitário: "Eu mesma não me reconheço"; Necessidade de se familiarizar com o novo corpo: "É normal sentir isso?"; De corpo inteiro: "Meu corpo inteiro, eu notei que ele mudou"; O sofrimento associado à possibilidade da infertilidade: "É o meu Tendão de Aquiles"; e "Como fogo e gelo": Vicissitudes do desejo sexual criando desencontros na relação com o parceiro íntimo. Foi possível identificar diversas perdas simbólicas decorrentes da experiência da menopausa precoce que foram significativas para as mulheres jovens em tratamento. O conjunto de mudanças corporais fragiliza a base identitária do ser mulher jovem e antecipa algumas vivências ligadas ao envelhecimento. Observou-se que alguns lutos puderam ser ressignificados, enquanto outros apresentaram características de luto complicado, por não terem sido integrados a uma nova identidade. Os aspectos psicodinâmicos identificados no contexto do tratamento do câncer de mama e da consequente menopausa precoce, evidenciaram uma regressão das necessidades básicas, como necessidade de proteção e cuidado, bem como, sentimentos de culpa, ambivalência, medo da perda, medo da morte e desproteção. Tendências construtivas como a busca pela autonomia, pelo desenvolvimento pessoal e o desejo de recuperar a saúde também foram observados. Esperamos que o conhecimento produzido contribua para a melhor compreensão dos lutos simbólicos decorrentes da experiência da menopausa precoce induzida pelo tratamento do câncer de mama, para que o cuidado integral à mulher jovem com câncer de mama considere as repercussões da menopausa à saúde e vida dessas mulheres auxiliando na elaboração de tais lutos
The increased incidence of breast cancer in young women under 45 years of age and the chronicity of the disease has aroused the need to better understand the repercussions of treatment in order to offer a health care that meets the specificities of young women with breast cancer. Premature menopause is among the aspects with an important impact on young women's lives. Thus, the presente study aimed to understand the process of mourning resulting from premature menopause induced by breast cancer treatment in women under 45 years old. To achieve the proposed objective, a qualitative study was carried out through a clinial-qualitative approach and content analysis. We used the open interview and the Story-Drawing procedure as the mais tools for data collection, complemented with a questionnaire of sociodemographic data and clinical data. The data were analyzed considering the framework of grief as a Psychossocial Process and psychodinamic theories allowed a more profound understanding on subjective aspects of grief process resulting from the premature menopause induced by breast cancer treatment.