Identidade profissional docente no ensino superior: caminhos de constituição na enfermagem
Professional identity of professors in the higher education: the creation of paths in nursing
Publication year: 2016
O processo de constituição da identidade profissional dos docentes no ensino superior se dá diante de dilemas e tensões entre os processos relacionais e biográficos, todos esses influenciados pelo contexto em que se situam esses indivíduos. A presente investigação teve como objetivo investigar o processo de construção da identidade docente dos professores que atuam em cursos de graduação em enfermagem nas instituições públicas e fundações municipais de ensino superior no estado de Goiás. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, realizada em duas instituições públicas (federal e estadual) e duas fundações municipais de ensino superior que ofertam o curso de graduação em enfermagem. Foram escolhidos os cursos mais antigos de cada instituição. Participaram onze docentes enfermeiros. Como recurso para a obtenção dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. A análise de dados foi fundamentada pela análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), identificando as seguintes categorias temáticas: Identidade profissional docente relação entre os processos relacionais e biográficos; Repercussões da precarização no trabalho e na identidade profissional docente e Formação profissional e identidade docente: experiências e necessidades.
Descrevemos como características de aproximação entre as participantes:
ser mulher, estado civil de casada e ter filhos. Como limites identificamos a qualificação acadêmica, pois têm-se três doutoras, duas mestres e seis especialistas, indicando ainda uma necessidade de fortalecimento nesse âmbito. O tempo de experiência na docência variou entre três e 35 anos, sete das participantes são efetivas enquanto quatro são vinculadas por contrato temporário, seis têm mais de um vínculo empregatício. A análise das categorias evidenciou que o ingresso na docência para a maior parte das participantes se deu por contingência diante da necessidade de trabalhar para se manter financeiramente, uma oportunidade para complementar a renda ainda na crença de uma determinação divina, enquanto apenas três das participantes planejaram o ingresso na carreira. Há uma tendência de transposição da identidade de enfermeira para a identidade de docente, especialmente entre docentes com menos de seis anos de profissão. As marcas da precarização do trabalho influenciam na identidade profissional na medida em que dificultam o processo de valorização e reconhecimento de si no trabalho, fragilizando as relações entre os pares, provocando o individualismo, a sobrecarga de trabalho e frustrações. A busca para promover espaços de integração com as dimensões pessoal e profissional docente foi usada como meio de dar vida à pessoa e potência para o profissional. A formação pedagógica para as docentes é um elemento valorizado, no entanto, a maior parte delas refere insatisfação com as experiências que já tiveram nesse campo. Assim, promovemos reflexões sobre a identidade profissional de docentes de enfermagem com interfaces entre desenvolvimento profissional e trabalho docente, no sentido de ampliar e fortalecer esse campo de pesquisa
The formation process of the professors' professional identity in higher education takes on dilemmas and tensions between relational and biographical processes, all of them influenced by the context in which the individuals are located. The present paper aimed to investigate the construction process of teaching identity of professors who work in nursing undergraduate courses in public institutions and local municipal foundations of higher education, in the state of Goiás. It is a qualitative research of descriptive nature carried out in two public institutions (federal and state ones) and two local foundations of higher education that offer the undergraduate course in nursing. The oldest courses of each institution were selected. There was a participation of eleven nursing professors. The semistructured interview was used as a resource for obtaining the data. Data analysis was based on the content analysis proposed by Bardin (2011).