Importância do treino cognitivo computorizado na cognição da pessoa idosa: Scoping review

Publication year: 2023

Enquadramento:

Em Portugal verifica-se um aumento da população idosa traduzindo-se num envelhecimento demográfico, o que pode conduzir a um aumento de demências, pelo que o desenvolvimento de programas de estimulação cognitiva tem sido de extrema importância no sentido que se desenvolvam habilidades cognitivas, melhorando a autonomia e independência, por forma a correrem menor risco de desenvolver demências, reduzindo assim a sua incidência melhorando a autonomia e independência da pessoa idosa. Tendo em conta que atualmente muitas atividades do ser humano são mediadas pelas tecnologias, com apropriação e envolvimento das mesmas nos processos de aprendizagem, torna-se importante perceber quais as novas tecnologias desenvolvidas, para treino cognitivo computorizado, e de que modo o seu uso tem implicações na cognição humana. Estes programas de treino podem incluir software específico sob a forma de programas de avaliação e treino, aplicações (apps) para download, programas online entre outros.

Objetivos:

Mapear a melhor evidência científica sobre os efeitos de programas de treino cognitivo computorizado, na pessoa idosa com défice cognitivo ligeiro.

Metodologia:

O método utilizado foi desenvolvido tendo em conta as recomendações da JBI para Scoping Review de acordo com a mnemónica PCC (Population, Concep e Context) e as guidelines internacionais da PRISMA-SCR para reportar os resultados.

Resultados:

Os resultados sugerem que a aplicação de programas cognitivos computorizados, pode melhorar o funcionamento cognitivo, tendo em conta a sua flexibilidade e efeito inovador da tecnologia, motivando e estimulando à sua prática regular. Tornam-se mais eficazes nos vários domínios, contendo multitarefas, que devem ser desenvolvidas de modo a terem aplicações claras no mundo real, sendo um ponto que deve ser mais bem estudado, de forma a clarificar o efeito de transferibilidade. A análise de vários estudos permitiu obter resultados sobre as evidencias científicas, atuais, dando a conhecer o estado de arte, sobre a importância da estimulação cognitiva com recurso a intervenções cognitivas computorizadas, apontando novas perspetivas para o enfermeiro de saúde mental poder atuar na comunidade.