A inteligência emocional na pessoa idosa

Publication year: 2023

Questão:

Quais as intervenções promovem a Inteligência Emocional na pessoa idosa? Questão secundária: Quais as características das intervenções que promovem a Inteligência Emocional na pessoa idosa? Enquadramento: Existe um reconhecimento social e científico crescente da necessidade de os indivíduos serem emocionalmente competentes na gestão das suas emoções. A Inteligência Emocional é compreendida como a habilidade que promove não só a capacidade de decisão do indivíduo perante as diversas situações ao longo da vida tal como, no desenvolvimento de aptidões emocionais. Frequentemente, ocorre uma associação nem sempre correta entre experiência de vida e Inteligência Emocional, no entanto, o enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica tem competências especificas para desempenhar um papel fulcral na capacitação de idosos para a inteligência emocional.

Objetivos:

Mapear a evidência disponível sobre o contributo da promoção da Inteligência Emocional na pessoa idosa.

Metodologia:

Esta Revisão Scoping respeitou recomendações do Joanna Briggs Institute, através da metodologia PRISMA-ScR, com consulta nas bases de dados como Academic Search Complet, CINAHL, MedicLatina, Psychology and Behavioral Sciences Collection, Library, Information Sciences & Technology Abstracts (via EBSCOhost), MEDLINE (via PubMed), selecionando texto integral em português/inglês/espanhol num horizonte temporal entre 2018 e 2023. A formulação da questão segue os critérios do acrônimo PCC (População; Conceito; Contexto). Tendo dois revisores independentes realizado a análise de relevância dos artigos, e a extração e síntese dos dados.

Resultados:

Os resultados evidenciam um muito escasso número de estudos sobre a temática, assim como a inexistência de estudos primários realizados por EEESMP sobre a promoção da Inteligência Emocional na pessoa idosa. Quanto às intervenções mapeadas, estas assumem características semelhantes às das intervenções psicoeducativas e psicossociais, e o conteúdo, duração e forma de avaliação das mesmas, dependerá principalmente do modelo de Inteligência Emocional no qual os estudos se fundamentam.