A promoção da qualidade do sono na pessoa idosa

Publication year: 2023

Enquadramento:

Ocorrem inúmeras mudanças espectáveis no sono ao longo do processo de envelhecimento saudável, desde a duração, a eficiência e a arquitetura do sono. Perante este facto são necessárias intervenções, nomeadamente por parte do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, capacitado para prestar cuidados de saúde específicos e diferenciados à pessoa, grupo ou comunidade, traduzindo os mesmos em ganhos em saúde, minimizando assim o impacto das perdas causadas pelo processo de envelhecimento na qualidade do sono e promovendo a saúde mental dos mesmos.

Objetivos:

Mapear a evidência científica disponível sobre as intervenções de enfermagem na promoção da qualidade do sono dos idosos.

Metodologia:

Foi desenvolvida uma revisão da literatura com a metodologia da scoping review, com base nas recomendações do Joanna Briggs Institute. Os artigos foram selecionados através de uma lista de verificação PRISMA, no período de publicação de 2018 a 2023, nos idiomas português/inglês/espanhol, com acesso a texto integral. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, e a extração e síntese dos dados.

Resultados:

Com este estudo verificou-se a existência de uma grande variedade de intervenções nomeadamente: a educação sobre as medidas de higiene do sono, a atividade física, a intervenção cognitivo comportamental para a insónia, as técnicas de relaxamento, a técnica de liberdade emocional e a entrevista motivacional, para a promoção da qualidade do sono na pessoa idosa; contudo pelas suas características igualmente heterogéneas entre si, não foi possível aferir conclusões.