Gestão da formação em educação para a saúde em cuidadores informais de utentes em cuidados continuados integrados: guia de boas práticas na prevenção de úlceras de pressão
Publication year: 2012
O cuidador informal é aquela pessoa sobre quem recai a responsabilidade pela prestação da maioria dos cuidados ligados ao doente dependente, sem que para isso tenha sido preparado. Cabe-nos a nós técnicos de saúde orientar, no sentido de apoio e ajuda a estes cuidadores informais que têm a seu cargo um doente dependente, de modo a desenvolver as competências que lhes permita superar as mudanças e consequentemente favorecer um processo de adaptação mais rápido e consciente, melhorando a sua Qualidade de Vida e a do doente. Através da implementação de intervenções específicas, Educação para a Saúde. Neste sentido, o presente trabalho passou pela criação de um Guia de Boas Práticas e pela elaboração de um Plano de Formação com o objectivo de estabelecer linhas de orientação para a educação para a saúde e normalizar procedimentos que garantam as boas práticas na prevenção de Úlceras de Pressão em particular.
The informal caregiver is a person who bears the responsibility for providing the majority of care related to patient dependent, without this having been prepared. It is up to us to guide health professionals in order to support and help these informal caregivers who are in charge of a patient dependent, in order to develop skills to enable them to cope with the changes and thus favoring a faster adjustment process and conscious, improving their quality of life and patient. Through the implementation of specific interventions, Education for Health. In this sense, this work began by creating a Best Practice Guide and the development of a Training Plan with the aim of establishing guidelines for health education and standardize procedures to ensure good practice in preventing ulcers pressure in particular.