Gestão de recursos humanos: cálculo de enfermeiros para o projecto Pretrarca
Publication year: 2012
Este trabalho apresenta o cálculo de enfermeiros para um serviço de apoio domiciliário a doentes psiquiátricos. Foi realizado no Projeto Pretrarca da Clínica Lisboa-Cidade no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Teve como objectivos calcular a dotação de enfermeiros em função do trabalho realizado no período de 01 de Abril de 2010 a 31 de Março de 2011. Adoptamos como opção metodológica o estudo de caso. A população foi constituída pelas enfermeiras que trabalham a tempo inteiro ou parcial no Projecto Pretrarca. Como técnicas de recolha de dados, optamos pela entrevista semi-estruturada e análise de dados retrospectivos. Os dados colhidos foram sujeitos á análise de conteúdo segundo Bardin e aplicamos a fórmula matemática para as Unidades de Cuidados na Comunidade.
As conclusões foram as seguintes:
relativamente à opinião acerca do Projecto esta é unânime e favorável. A tipologia dos cuidados pode agrupar-se, essencialmente, em dois tipos: consultas de enfermagem e gestão de terapêutica, sendo a primeira considerada a mais relevante em termos de gasto de tempo. Quanto ao tempo médio dispendido, verificamos que são vários os aspectos referidos para a sua variabilidade.Relativamente à adequação dos recursos humanos a opinião também é unânime:
são escassos, mas deviam trabalhar a tempo inteiro no Projecto. Aplicando a fórmula matemática concluímos que são necessárias 43,75 h de trabalho semanal, para atender o volume de trabalho realizado. Mas, face às intervenções de enfermagem que foram verbalizadas nas entrevistas a dotação recomendada será de 78,75 h semanais o que corresponde à realidade actualmente em vigor de 70 h/ atribuídas.
Este trabajo presenta el cálculo de enfermeros para un servicio de apoyo domiciliario a enfermos psiquiátricos. Se realizo en el Proyecto Pretrarca de la Clínica Lisboa-Cidade en el Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Tuvo como objetivo calcular la dotación de enfermeros, en función al trabajo realizado en el período de tiempo de 01 de Abril del 2010 al 31 de marzo del 2011. Adoptamos como opción metodológica el estudio de caso. La población estaba constituida por las enfermeras que trabajaban a tiempo entero o parcial en el Proyecto Pretrarca. Como técnica de recogida de datos, optamos por la entrevista semi-estructurada y análisis de datos retrospectivos. Los datos cogidos fueron sujeitos al análisis del contenido segun Bardin y aplicamos la fórmula matemática para las unidades de cuidados en la comunidad.