Publication year: 2021
No contexto das Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN´s), os pais apresentam com frequência elevados níveis de stress relacionado com o ambiente e o seu papel parental. Os cuidados desenvolvimentais, sendo centrados na família, apresentam forte componente de gestão do ambiente e do papel parental, pelo que é de esperar que em UCIN´s onde haja sistematização de cuidados desenvolvimentais (SCD) os pais apresentem menos stress do que nas restantes.
Com este estudo quantitativo, pretendemos comparar UCIN´s com e sem SCD, quanto ao stress dos pais dos recém-nascidos (RN) hospitalizados.
Os objetivos específicos foram:
comparar UCIN´s com e sem SCD quanto a: nível de stress parental na ocorrência de alguns fatores (relacionados com o ambiente das UCIN´s, aparência e comportamento do RN e relacionamento com o RN e papel parental); nível global de stress parental; frequência de ocorrência de stress parental.
Foram inquiridos 59 pais de RN hospitalizados em duas UCIN?s com SCD e duas UCIN?s sem SCD. O stress parental foi avaliado através da versão portuguesa da escala Parental Stress Scale NICU:
(PSS:NICU).
Como resultados, não se encontraram diferenças estatisticamente significativas quanto ao stress parental entre as UCIN?s com e sem SCD, a não ser pontualmente. Em ambos os grupos, é nas dimensões Relacionamento com o RN e Papel Parental e Aparência e Comportamento do RN que os pais referem maior nível de stress, considerando-as, respetivamente, muito e moderadamente stressantes. A frequência de pais com stress é mais elevada na dimensão Aparência e Comportamento do RN mas é o estar separado do seu filho, o fator de stress que afeta maior número de pais.
Concluindo, a ausência de diferenças significativas pode dever-se ao facto de, mesmo não estando formalmente sistematizados, todas as unidades realizarem alguns cuidados desenvolvimentais. Sobressai a necessidade de atender às dimensões Relacionamento com o RN e Papel Parental que, em todas as métricas da escala, e em ambos os grupos é aquela em que os pais apresentam maiores níveis de stress.