Dificuldades percebidas por estudantes de enfermagem da Guiné-Bissau em ensino clínico
Publication year: 2023
A formação graduada de enfermeiros na Guiné-Bissau encontra-se em processo de transformação, acompanhando o desenvolvimento técnico, científico e pedagógico operado a nível internacional. Esta formação caracteriza-se por períodos de ensino na escola, com aulas teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais, com alternância entre períodos de ensino clínico em diferentes instituições e serviços de saúde. A transição dos estudantes da escola para o contexto real da prática clínica é, muitas das vezes, marcada por sentimentos angústia e receio. Torna-se assim oportuno compreender as principais dificuldades percebidas por estudantes de enfermagem da Guiné-Bissau no processo de socialização profissional operado em contexto clínico.
Trata-se de um estudo descritivo de natureza interpretativa, com o objetivo principal de conhecer a perceção dos estudantes sobre as dificuldades em contexto de ensino clínico, de forma a responder à questão de investigação: ?quais as dificuldades percebidas por estudantes de enfermagem da Guiné-Bissau em ensino clínico??. Contou-se com a participação de 39 estudantes do 2.º ano do Curso Geral de Enfermagem da Escola Nacional de Saúde da Guiné-Bissau, que já tinham realizado ensino clínico e que acederam participar no estudo. Recorreu-se ao inquérito por questionário para recolha de informação.
Os resultados deste estudo demostram que existem dificuldades percebidas pelos estudantes de enfermagem da Escola Nacional de Saúde da Guiné-Bissau, nomeadamente, a falta de apoio emocional, o medo, a má logística e alojamento, inexistência de materiais e instrumentos de trabalho nos hospitais, por vezes influenciadas por professores e enfermeiros que os acompanham no ensino clínico, em virtude das suas marcadas dificuldades.
Esperamos subsidiar o conhecimento sobre os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação dos estudantes de Enfermagem da Guiné-Bissau, contribuindo para a definição de estratégias de supervisão das aprendizagens mais adequadas e, para a planificação de formação específica para os seus supervisores.