Serious game E-baby- Família: avaliação de interface de tecnologia educacional digital junto aos pais de bebês pré-termo com foco no quadro respiratório
"E-Baby-Família" serious game: assessment of a digital educational technology interface together with parents of preterm babies with a focus on the respiratory condition
Publication year: 2017
Mundialmente, estima-se que nasçam, por ano, 15 milhões de bebês pré-termo com alto risco de morbi-mortalidade neonatal, pós-neonatal e durante a infância, devido à imaturidade dos órgãos/sistemas, principalmente respiratório. A prematuridade é a principal causa de morte em recém-nascidos (especialmente nas primeiras 4 semanas de vida) e agora a segunda causa de morte após pneumonia em crianças com idade inferior a 5 anos. A re-hospitalizações, por afecções respiratórias, são comuns nesta população. No Brasil, 72,9% das pessoas no Brasil têm acesso à internet, seja por computador, celular ou tablet, esse dado reforça a relevância de introduzir novas tecnologias no campo da pesquisa e do processo de ensino- aprendizagem, em computadores (e-learning) e em dispositivos móveis (m-learning). Acreditando na importância da tecnologia adequada ao uso e em especial, respondendo de forma adequada à clientela, público alvo desta, elegeu-se, para este estudo como objetivo avaliar a interface de uma tecnologia educacional digital - jogo de computador, sobre a identificação e cuidado acerca do quadro respiratório do bebê pré-termo, junto à família, com base em critérios ergonômicos. Trata-se de um estudo metodológico, com avaliação embasada nos critérios ergonômicos estabelecidos pelo Ergolist (2008) junto aos pais de bebês pré-termo. A coleta de dados foi executada por meio da caracterização dos sujeitos, e avaliação objetiva sobre o game. Com base nos dados coletados através do questionário de avaliação ergonômica de interface do serious game E-Baby-Família, todos os itens do formulário de receberam mais de 70% de concordância com as afirmações realizadas quanto ao game. Com isso, podemos concluir que o serious game "E- Baby-Família " foi avaliado positivamente quanto à ergononomia de sua interface, demonstrando sua viabilidade para uso com os pais de bebês nascidos prematuros. Os pais, cada vez mais participativos no cuidado aos filhos pré-termo em unidades neonatais necessitam aprender sobre seus filhos e podem ser beneficiados pela tecnologia realística. Com esse estudo, reforçamos a ideia sobre a importância em incluir a família no suporte ao bebê pré-termo, preparando-os para os cuidados que deverão ser prestados no domicílio, amenizando suas inseguranças e prevenindo o bebê prematuro de possíveis complicações que possam acontecer após a alta hospitalar. Atrelado a isso, podemos ressaltar sobre a importância do uso de ferramentas tecnológicas em uma era onde os avanços na área da tecnologia só agregam valores às práticas do processo de ensino-aprendizagem
Globally, it is estimated that, every year, 15 million preterm babies are born with a high risk of neonatal and post-neonatal morbimortality, or even during childhood, because of the immaturity of the organs/systems, mainly the respiratory ones. Prematurity is the major cause of death in newborns (especially in the first 4 weeks of life), and now the second greatest cause of death after pneumonia in children under the age of 5. Re-hospitalizations because of respiratory disorders are common in this population. In Brazil, 72.9% of people in Brazil have access to the internet, whether by means of a computer, cell phone or tablet, and this data emphasizes the relevance of introducing new technologies in the field of research and of the teaching-learning process, on computers (e-learning) and on mobile devices (m- learning). By believing in the importance of the technology suited to the use and, in particular, responding in an appropriate way to the clientele, i.e., the target audience of this technology, the objective chosen for this study focused on the assessment of the interface of a digital educational technology - computer game, with respect to the identification and care of the respiratory condition of the preterm baby, together with the family, based on ergonomic criteria. This is a methodological study, with an assessment underpinned by the ergonomic criteria established by the Ergolist (2008), involving parents of preterm babies. Data collection was performed by means of the characterization of the subjects, in addition to an objective assessment of the game. Based on the data collected through the questionnaire for assessing the ergonomic interface of the "E-Baby-Família" serious game, all items of the form received over 70% agreement with the statements made with respect to the game. Accordingly, we can conclude that the "E-Baby-Família" serious game was positively assessed with regard to the ergonomics of its interface, which proves its feasibility to use with the parents of prematurely born babies. Parents, who are increasingly involved in the care of preterm children in neonatal units, should learn about their children, and therefore may be benefited from the realistic technology. With this study, we highlight the idea about the importance of including the family members in the support towards the preterm baby, thereby preparing them for the care that should be provided at home, mitigating their insecurities and preventing the premature baby from possible complications that may take place after hospital discharge. Coupled with this, we can point out the importance of the use of technological tools in an era in which the advances in the field of technology only add value to the practices of the teaching-learning process