Publication year: 2024
O presente Relatório de Estágio é constituído por duas componentes:
uma referente ao estágio de natureza profissional e outra, de natureza investigativa, subordinada ao tema da perceção de enfermeiros de cirurgia de ambulatório sobre a utilização da música na gestão da ansiedade perioperatória. A seleção deste tema prendeu-se com a necessidade de se identificarem estratégias inovadoras para garantir intervenções diferenciadas dos enfermeiros, direcionadas ao bem-estar físico e psicológico da pessoa alvo dos cuidados, na medida em que muitas das pessoas que são submetidas a procedimentos cirúrgicos, e que necessitam de hospitalização, experienciam elevados níveis de ansiedade no percurso perioperatório.
Assim, a utilização de música tem sido identificada na literatura como uma das opções que proporcionam distração e redução da ansiedade em diversos contextos de prestação de cuidados, incluindo no período perioperatório.
O estágio de natureza profissional decorreu no serviço de Cirurgia de Ambulatório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde foram adquiridas e desenvolvidas competências comuns do enfermeiro especialista e competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, e que aqui temos oportunidade de relatar.
Na componente de investigação foi desenvolvido um estudo descritivo de natureza interpretativa, com recurso a entrevistas individuais a enfermeiros com experiência profissional em contexto de cirurgia de ambulatório, e que teve como objetivo identificar a perceção de enfermeiros de cirurgia de ambulatório sobre a aplicabilidade e aspetos que poderão influenciar uma intervenção com música na gestão da ansiedade da pessoa em situação perioperatória.
Os resultados permitiram destacar três categorias no que respeita à perceção dos enfermeiros relativamente à utilização de uma intervenção musical:
i) a experiência a realizar intervenção com música; ii) a viabilidade da utilização de música em regime de cirurgia de ambulatório; e iii) os principais efeitos de uma intervenção musical.
Deste modo, foi subsidiado o conhecimento sobre a aplicabilidade de uma intervenção não farmacológica, sustentada em música, nos processos de gestão da ansiedade perioperatória de pessoas submetidas a cirurgia de ambulatório, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem.