A eficácia dos programas de treino de equilíbrio na independência funcional de pessoas idosas
Publication year: 2024
Ao envelhecimento está associado o declínio do equilíbrio enquanto função fisiológica, dificultando a execução de tarefas do dia-a-dia com autonomia. Os programas de treino de equilíbrio surgem como ferramenta eficaz na prevenção de quedas e promoção da independência funcional de pessoas idosas.
Objetivo:
Mapear a evidência científica disponível acerca dos efeitos dos programas de treino de equilíbrio na independência funcional de pessoas idosas.Métodos:
Scoping review orientada pelos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Os artigos foram extraídos das bases de dados PuBmed, CINAHL complete, Web of Science e RCAAP (literatura cinzenta). Foram considerados estudos primários e ensaios clínicos randomizados, com datas de publicação compreendidas no espaço temporal 2019-2023 tendo sido utilizado o software de apoio Rayan.Resultados:
Foram selecionados 5 artigos para serem incluídos na scoping review. As evidências encontradas sugerem que os idosos submetidos a programas de treino de equilíbrio, que podem ter a duração entre 8 a 12 semanas, demonstraram melhorias no restabelecimento do equilíbrio, marcha e independência funcional, diminuindo a probabilidade de queda. Os estudos defendem ainda que o treino multicomponente permite obter mais ganhos no equilíbrio. Um estudo demonstrou as vantagens da utilização do Slackline na melhoria do equilíbrio de pessoas idosas.Conclusões:
Os Programas de Treino de Equilíbrio produzem efeitos positivos na independência funcional de pessoas idosas.
Aging is associated with the decline of balance as a physiological function, making it difficult to perform day-to-day tasks autonomously. Balance training programs have emerged as an effective tool to prevent falls and promote functional independence in the elderly people.