Intervenções do Enfermeiro Especialista de Saúde Materna e Obstétrica na Prevenção do Trauma Perineal no 2º Estadio do Trabalho de Parto
Publication year: 2023
O trauma perineal no parto define-se como a perda de integridade dos tecidos devio a lesões na região genial durante o período expulsivo do trabalho de parto. Associa-se a diversas morbilidades a curto e/ou longo prazo na vida da mulher. Torna-se emergente a atualização da evidência científica e a sua mobilização para a prática de cuidados, com o objetivo de uniformizar os cuidados especializados e promover os ganhos em saúde.
O presente relatório tem como objetivo geral descrever e avaliar de forma individual, crítica e reflexiva as atividades desenvolvidas face aos objetivos propostos para o estágio IV, enquanto futura EEESMO.
A partir da questão de revisão:
“Quais as evidências relativas às intervenções do EEESMO na prevenção do trauma perineal no segundo estadio do trabalho de parto?” realizou-se uma Scoping Review, segundo as orientações do Joanna Briggs Institute. Utilizaram-se as plataformas: EBSCO e PubMed; literatura cinzenta: RCAAP e Scielo e, foram incluídos 11 artigos.As evidências científicas demonstram como intervenções do EEESMO na prevenção do trauma perineal no segundo estadio do trabalho de parto:
técnica “Hands On”/Manobra de Ritgen, técnica “Hands Off”, aplicação de compressas quentes, aplicação de substâncias lubrificantes, promoção do puxo espontâneo, massagem perineal, proteção perineal manual, proteção perineal moderada e técnica “Please Squeeze”. É fulcral que o EEESMO investigue, reflita sobre a sua prática clínica, desenvolva competências e conhecimentos na prevenção do trauma perineal no 2º estadio do TP, mas, aliado a todas as intervenções surge a importância do EEESMO asseguar um ambiente seguro, promover o apoio contínuo e prestar cuidados individualizados às parturientes.
Perineal trauma in childbirth is defined as the loss of tissue integrity due to injuries in the genital region during the expulsive period of labor. It is associated with various short and/or long-term morbidities in women's lives. There is an urgent need to update scientific evidence and mobilize it into care practice, with the aim of standardizing specialized care and promoting health gains.
The general aim of this report is to describe and evaluate, in an individual, critical and reflective way, the activities carried out in the light of the objectives proposed for internship IV, as a future EEESMO.