Musicoterapia como estrategia adaptativa para o recem-nascido à vida extrauterina
Publication year: 2023
Mapear a evidência sobre os benefícios da musicoterapia para a adaptação do recém-nascido à vida extrauterina.
Introdução:
O feto desenvolve capacidades sensoriais, nomeadamente a audição, ainda durante a gestação sendo o ambiente intrauterino rico em estimulação acústica. O recém-nascido, após o nascimento é confortado pela audição destes sons, sendo o white noise um som que evoca o meio intrauterino. A musicoterapia produz efeitos benéficos na dor, conforto, choro e parâmetros vitais dos recém-nascidos como a regulação da frequência cardíaca e respiratória, promoção e indução do sono e fortalecimento da vinculação. Assim a estimulação musical pode ser aplicada para reduzir efeitos adversos e melhorar a adaptação dos recém-nascidos à vida extrauterina.Critérios de inclusão:
Os participantes incluídos são os recém-nascidos. Os conceitos são musicoterapia; white noise; trabalho de parto e vida extrauterina; e o contexto é “open”. Foram incluídos estudos em qualquer idioma, produzidos e publicados em qualquer país do mundo.Métodos:
Foi realizada uma revisão segundo o protocolo de Scoping Review preconizado pelo Joanna Briggs Institute®.Os termos utilizados para a pesquisa foram:
“Infant, Newborn”; “Music Therapy”; “White noise”; “Intrauterine Sounds”; “Delivery, Obstetric”; “Parturition”; “Labor, Obstetric”; “Intrapartum, Care”; “Postpartum Care” e “Postpartum”, nas bases de dados CINAHL Complete, Cochrane Central Register of Controlled Trials, MEDLINE Complete, MedicLatina, PubMed e Google Scholar em abril de 2023. A pesquisa, a análise, a extração e síntese dos dados foram realizadas pelas revisoras tendo sido excluídos os artigos que não cumpriam os critérios acima referidos.Resultados:
A utilização da musicoterapia traz benefícios ao recém-nascido por melhorar a sua estabilidade hemodinâmica, traz benefícios comportamentais por melhorar o sono e choro e tem implicações benéficas na relação com melhoria do processo de vinculação, tudo situações que melhoram a sua adaptação à vida extrauterina.Conclusões:
A musicoterapia é uma intervenção não invasiva, eficaz e económica que ajuda os enfermeiros na criação de um ambiente de promoção da saúde, bem-estar e conforto que pode ser recomendada como um método alternativo, seguro e não farmacológico para reduzir o stress e melhorar o bem-estar materno-fetal e neonatal ajudando o recém-nascido na sua adaptação à vida extrauterina.
To map the evidence on the benefits of music therapy for the newborn's adaptation to extrauterine life.