Implantação de avaliação da dor em pacientes sedados sob ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva
Implementation of pain assessment in sedated patients under mechanical ventilation in an intensive care unit
Publication year: 2023
A dor é uma experiência subjetiva variando na sua forma e intensidade de pessoa para pessoa, que vem, ao longo dos anos, sendo um elemento subnotificado, não avaliado e subtratado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), principalmente, pelos pacientes estarem sedados. Dessa maneira, observa-se também a existência de várias escalas padronizadas, amplamente divulgadas e utilizadas para analisar prováveis sintomas de dor expressadas pela população sob efeito de sedativos e dependentes de ventilação mecânica em UTIs.
O estudo foi desenvolvido junto a dois grupos de participantes:
o primeiro grupo foi constituído pelos enfermeiros envolvidos na assistência direta ao paciente na unidade investigada, em todos os turnos de trabalho, com tempo de trabalho na unidade superior a três meses, que aceitarem participar da pesquisa e que se encontravam em atividade laboral no período de coleta de dados e o segundo grupo foi composto por pacientes internados que foram avaliados pelo instrumento proposto, durante o período de internação na UTI selecionada. Foram elegíveis os pacientes com idade superior a 18 anos, de ambos os sexos, que estavam sedados e inconscientes e sob ventilação mecânica, impossibilitados de verbalizar a percepção de dor, mediante consentimento de participação fornecido por responsável legal. A coleta de dados foi realizada no período de fevereiro a abril de 2023. Utilizou-se a Behavioral Pain Scale (BPS) , um instrumento observacional de avaliação da dor, composto por três domínios comportamentais: expressão facial, movimentos de membros superiores e conformidade com o ventilador mecânico. A amostra pesquisada, composta em sua maioria de profissionais do sexo do feminino (85%), com predominância na faixa etária de 36 a 40 (30%) e mesmo percentual acima de 45 anos. A idade média dos enfermeiros foi de 42,5 anos, com mediana de 39,5 anos. Observa-se ainda que houve discrepâncias nas avaliações em relação aos valores obtidos pelos enfermeiros, quando comparados com o enfermeiro padrão ouro da pesquisa, em alguns momentos de observação dos pacientes, o que indica a necessidade de ampliar as oportunidades de avaliação com objetivo de capacitar os enfermeiros para uso mais sistemático deste instrumento. O instrumento BPS mostrou-se de boa compreensão e utilização pelos enfermeiros participantes deste estudo, o que indica sua utilização dentro de uma boa perspectiva pelos profissionais atuantes em unidades de terapia intensiva. Deve-se destacar a relevância desta pesquisa, em razão de poucos estudos na literatura brasileira, quanto a utilização desta ferramenta pelos enfermeiros intensivistas, na direção de um cuidado de excelência aos pacientes críticos
Pain is a subjective experience varying in its form and intensity from person to person, which has, over the years, been an underreported, unassisted and undertreated element in the Intensive Care Unit (ICU), mainly because patients are sedated. Thus, it is also observed the existence of several standardized scales, widely disseminated and used to analyze probable pain symptoms expressed by the population under the effect of sedatives and dependent on mechanical ventilation in ICUs. This study aimed to describe the process of implantation of a validated instrument for pain assessment of sedated and unconscious patients under mechanical ventilation in an ICU. This is a cross-sectional and descriptive study, with a quantitative and qualitative approach. This investigation was carried out in the Intensive Care Center of a public hospital located in the municipality of Belém, Pará State, which meets the demand referred by the basic, outpatient and hospital network, allocating 100% of its installed capacity to SUS patients.