Percepção de estudantes de enfermagem com relação à aprendizagem sobre a queda de pacientes: contribuições da simulação
Nursing students' perception of learning about patient falls: simulation contributions
Publication year: 2023
Educar os profissionais de saúde sobre como prevenir quedas tem sido reconhecido como uma prioridade para melhorar a segurança do paciente durante as internações hospitalares e na comunidade, e para tal, há várias estratégias educativas que podem ser utilizadas para capacitar os profissionais, entre elas, a simulação. Nesse sentido, o presente estudo visa analisar a percepção que os estudantes de enfermagem têm em relação à aprendizagem baseada em simulação referente ao risco e prevenção da queda de pacientes hospitalizados. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, retrospectivo, de abordagem qualitativa. Foi desenvolvido em uma escola de enfermagem de uma universidade pública no interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados no período de dezembro de 2022 a janeiro de 2023, e são provenientes de relatos de estudantes, em fóruns de ambientes virtuais de disciplinas que ensinam a temática em cursos de graduação em enfermagem. Com o auxílio do software MaxQda os dados produzidos foram tratados e explorados.
Os resultados foram organizados em quatro categorias:
(1) Importância da aprendizagem por simulação referente à queda de pacientes; (2) Importância do profissional de enfermagem no cuidado com pacientes com risco de queda; (3) Queda como ocorrência comum no ambiente hospitalar: fatores de risco e possíveis consequências; (4) Sistematização do cuidado: ações específicas de prevenção. Ressalta-se ainda a obtenção de 16 subcategorias. A análise dos dados permitiu concluir que a simulação clínica associada a reflexão orientada em fórum de ambiente virtual de aprendizagem favoreceu um conjunto significativo de aprendizagens relacionadas à prevenção de quedas
Educating health professionals on how to prevent falls has been recognized as a priority to improve patient safety during hospitalizations and in the community, and for this purpose, there are several educational strategies that can be used to train professionals, among them, the simulation. In this sense, the present study aims to analyze the perception that nursing students have in relation to simulation-based learning regarding the risk and prevention of falls in hospitalized patients. This is an exploratory, descriptive, retrospective study with a qualitative approach. It was developed in a nursing school at a public university in the interior of the state of São Paulo. Data were collected from December 2022 to January 2023, and come from student reports, in forums of virtual environments of disciplines that teach the subject in undergraduate nursing courses. With the help of MaxQda software, the data produced were treated and explored.