Sensibilidade moral das enfermeiras dos serviços de atenção às urgências
Moral sensitivity of nurses in emergency care services
Publication year: 2023
A sensibilidade moral se destaca como uma capacidade individual das enfermeiras em reconhecer a dimensão moral de situações que envolvem o cuidado à pessoa, bem como as consequências éticas das ações. O estudo tem como objetivo compreender como a sensibilidade moral é vivenciada por enfermeiras que atuam no contexto dos serviços de urgência. Trata-se de um estudo de métodos mistos, o primeiro momento com a abordagem quantitativa, com a participação de 422 enfermeiras dos serviços de atenção às urgências cuja análise foi realizada a partir de estudo psicométrico, transversal, e seguido da qualitativa, com a participação de 15 enfermeiras dos serviços de atenção às urgências com abordagem descritiva-compreensiva. Para a integração dos métodos, optou-se pela estratégia explanatória sequencial, com integração dos dados quantitativos e qualitativos na interpretação dos resultados. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
Os resultados são apresentados em formatos de manuscritos a serem encaminhados em revista científica:
“Sensibilidade moral na enfermagem e interações com o cuidado: revisão integrativa”, o qual apresenta evidências sobre o uso do instrumento Moral Sensitivity Questionnaire para o aprofundamento do estudo sobre a sensibilidade moral na enfermagem, em que houve avaliação do instrumento, avaliação da sensibilidade moral e das interações destas com outros fenômenos; “Evidências de validade do questionário de sensibilidade moral para enfermeiras das emergências”, em que o instrumento aplicado em enfermeiras das urgências foi avaliado quanto à Teoria de Resposta ao Item e também quanto a Análise Fatorial Confirmatória, com destaque para o uso do instrumento mais breve com 19 itens; “Sensibilidade moral e perfil das enfermeiras da atenção às urgências: estudo transversal”, destaca algumas características que foram relacionadas às dimensões da sensibilidade moral; “Sensibilidade moral vivenciada por enfermeiras da atenção às urgências: estudo de métodos mistos” é apresentado como a sensibilidade moral é vivenciada por enfermeiras dos serviços de emergência, com destaque para o reconhecimento de princípios orientadores da relação de cuidado, significado moral das ações relacionadas à qualidade da assistência, melhora do paciente, em que buscam terem condutas as quais julgam como melhores para a pessoa; vivenciam conflitos que são internos ou interpessoais; e confiam no conhecimento técnico, científico e ético ao lidar com situações moralmente sensíveis. Os resultados convergem para a compreensão da sensibilidade moral como um componente importante da competência moral para lidar com as complexidades inerentes ao cuidado, em especial, evidenciados em questões que refletem em vulnerabilidades para a pessoa sob cuidado; o conceito da sensibilidade pode ser observado a partir da descrição das vivências das enfermeiras ao reconhecer limites, vulnerabilidades e necessidade de aportar conhecimentos e sentimentos no cuidado. Para enfermagem, apresenta contribuições ao aprofundar o conhecimento da sensibilidade moral das enfermeiras nos serviços de urgência. Para a pesquisa, apresenta o Questionário de Sensibilidade Moral para avaliar atitudes de sensibilidade moral na relação enfermeiras e pacientes. Para a sociedade, apresenta a sensibilidade moral da enfermeira pode ser relacionada como uma disposição qualificadora do cuidado.(AU)
Moral sensitivity is highlighted as an individual ability of nurses to recognize the moral dimension of situations that involve caring for a person, as well as the ethical consequences of actions. This study aims to understand how moral sensitivity is experienced by nurses who work in the context of emergency. This is a mixed methods study initially using a quantitative approach with the participation of 422 nurses from emergency care services, with the analysis being performed based on a psychometric, cross-sectional study, and followed by a qualitative study with the participation of 15 nurses from emergency care services with a descriptive-comprehensive approach. A sequential explanatory strategy was chosen to integrate the methods, with integration of quantitative and qualitative data in the interpretation of results. The study was approved by the Research Ethics Committee.