Cuidado da enfermeira à pessoa idosa com marcapasso cardíaco definitivo na transição hospital-domicílio
Nurse care for the elderly with a permanent cardiac pacemaker during the hospital-home transition
Publication year: 2021
O crescente índice de doenças cardiovasculares no Brasil expande o número de internações e implantes de marcapasso cardíaco. Ressalta-se a importância da orientação dos pacientes quanto aos cuidados após o implante de marcapasso. Nesse sentido, a transição do cuidado tem sido destacada como uma das formas de garantir a continuidade da assistência.
Os objetivos desta pesquisa foram:
Geral: Apreender como ocorre o cuidado da enfermeira a pessoa idosa com marcapasso cardíaco definitivo na transição hospital-domicílio; Específicos: 1. Descrever quais orientações de cuidados as enfermeiras fornecem a pessoa idosa com marcapasso cardíaco definitivo, família e/ou cuidadores durante a internação para a transição hospital-domicílio; 2. Caracterizar como as enfermeiras inserem a família nas orientações sobre o cuidado de transição hospital-domicílio; 3. Descrever as facilidades e dificuldades do serviço no planejamento e implementação dos cuidados de transição hospital/domicílio para a pessoa idosa com marcapasso cardíaco, familiares e/ou cuidadores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada em um hospital filantrópico, na cidade de Salvador-BA. As participantes foram 14 enfermeiras que atuam nas unidades de internação com perfil cirúrgico e cardiológico. Para coleta dos depoimentos foi utilizada a técnica de entrevista semi-estruturada. Os achados foram discutidos por meio da técnica do discurso do sujeito coletivo. Foi identificado o conhecimento insipiente das enfermeiras acerca do cuidado de transição, e na perspectiva dessas profissionais, os principais cuidados relacionados à pessoa idosa com marcapasso consistem em orientações sobre o uso da carteira de identificação do marcapasso e cuidado com a ferida operatória, desconsiderando os demais aspectos que compõe a integralidade do indivíduo. Observou-se que o planejamento de alta não é iniciado no momento da admissão por todas as enfermeiras. Destaca-se na perspectiva das entrevistadas, a importância da participação do familiar/cuidador nas orientações de cuidado. Constatou-se que o relatório de alta de enfermagem constitui um instrumento facilitador para a transição do cuidado. As enfermeiras devem estar capacitadas com embasamento teórico e prático, fundamentadas com conhecimentos específicos sobre esse dispositivo cardíaco eletrônico implantável, a fim de minimizar as implicações referentes aos aspectos físicos, emocionais e sociais envolvidos no processo do implante de marcapasso. Desse modo, a enfermeira deve ofertar uma transição de cuidado qualificada, objetivando reduzir riscos, complicações e readmissões hospitalares.(AU)
The growing rate of cardiovascular diseases in Brazil expands the number of hospitalizations and cardiac pacemaker implants. The importance of patient orientation regarding care after the pacemaker implantation is emphasized. In this sense, the transition of care has been highlighted as one of the ways to guarantee continuity of care.