Análise da situação de saúde de homens e o direcionamento da atenção primária: implicações para a Enfermagem
Analysis of men's health situation and the direction of Primary Care: Implications for Nursing
Publication year: 2021
Analisar a configuração da situação de saúde de homens e o direcionamento das ações governamentais Atenção Primária à Saúde, no Brasil, e as implicações das ações governamentais voltadas para a saúde de homens na prática profissional da Enfermagem na APS. Estudo descritivo, baseado na literatura científica sob a utilização de duas estratégias: revisão de escopo nas bases de dados bibliográficas especializada na área de Enfermagem BDENF, COCHRANE, Scientific Electronic Library Online, LILACS, vinculada à BVS, a partir de nove artigos publicados, dos anos de 2000 a 2020, orientados pela metodologia da Joanna Briggs Institute e análise documental com dados obtidos em 31 ações governamentais dos anos de 2009 a 2021, extraídas das bases de dados oficiais hospedados na internet, dos órgãos ligados ao setor da saúde e áreas afins do governo federal do Brasil: página eletrônica do Ministério da Saúde, portal da legislação, portal de arquivos do Ministério da Saúde e outros, obtendo-se leis, planos, notas técnicas, manuais técnicos, guias de orientação e educativo/instrutivo como cartilhas, cartazes, panfletos. Os achados foram discutidos com a literatura científica atual sobre o tema, em alinhamento com os princípios e diretrizes da PNAISH.
A situação de saúde de homens na APS está permeada pela concentração de barreiras de acesso e procura pelos serviços estando implicadas nesta adesão:
as modalidades clínicas; o medo, a provisão familiar, a invulnerabilidade, automedicação e a feminilização dos serviços de saúde. As principais demandas estavam relacionadas à dor, febre, problemas musculoesqueléticos e as necessidades de saúde bucal, sexual, mental e à prevenção e controle de doenças negligenciadas e das Doenças Crônicas não Transmissíveis. Os marcadores sociais e a construção social das masculinidades influenciam, efetivamente, na situação de saúde e na autopercepção de saúde, a qual contribui também para a busca por serviços mais especializados. Os homens apesar de reduzida frequência nas consultas e na adesão às terapêuticas, participam de grupos educativos em saúde. Quanto as ações governamentais federais relacionadas a situação de saúde de homens expressam um recorte de direcionamento focal a cada tempo histórico e político, e se revelam pela deliberação de ações normativas com o enfoque para a legislação da atenção à saúde de homens no país, ancoradas em uma agenda política para o enfrentamento da morbimortalidade elevada do público masculino e da ampliação e fortalecimento do acesso de homens aos serviços de saúde e com foco na formação, capacitação e aprimoramento profissional das equipes de saúde, dos gestores e apoiadores técnicos a nível nacional. As ações governamentais ainda são pouco expressivas, pois não contemplam todos os eixos do PNAISH, como a mental, espiritual, aos contextos de vulnerabilidade como a situação prisional, a diversidade sexual e de gênero e a etnicidade, cultural e os territórios. Necessita-se inserir o enfermeiro, como integrante da equipe multiprofissional atuando dentro da ESF, utilizando táticas que proporcionem a inserção do homem nos serviços de saúde, apontando a necessidade de educação permanente e capacitação desses profissionais para atuarem frente ao PNAISH, na consolidação da construção de conhecimentos sobre a relação gênero e saúde.(AU)
To analyze the configuration of the men's health situation and the direction of government actions in Primary Health Care, in Brazil, and the implications of government actions aimed at men's health in the professional practice of Nursing in PHC.