Estratégias de suporte aos profissionais de enfermagem na condição de segundas vítimas durante a pandemia da Covid-19
Publication year: 2022
Este estudo aborda as Estratégias de suporte aos profissionais de enfermagem na condição de segundas vítimas durante a pandemia da covid-19.
Tem como objetivo geral:
Analisar as estratégias adotadas pelos gestores de enfermagem para suporte às segundas vítimas no contexto assitencial hospitalar da pandemia pelo coronavírus.E como objetivos específicos:
Identificar as estratégias adotadas pelos gestores de enfermagem para suporte às segundas vítimas no contexto assitencial hospitalar da pandemia pelo coronavírus; Descrever as estratégias adotadas pelos gestores de enfermagem para suporte às segundas vítimas no contexto assitencial hospitalar da pandemia pelo coronavírus. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. O campo de pesquisa empírica teve como referência duas organizações de saúde situadas em Salvador, Bahia, Brasil. A coleta foi realizada exclusivamente pela pesquisadora principal, e ocorreu em locais escolhidos pelas entrevistadas. Foram entrevistadas 08 gestoras, no período compreendido entre janeiro e abril de 2022. Utilizou-se como instrumento de coleta das informações um roteiro e um formulário, que foi aplicado na entrevista semiestruturada, sendo gravadas por meio do telefone móvel no recurso gravador de voz, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo de Bardin.Foram construídas três categorias de análise e respectivas subcategorias:
Categoria I: Reconhecimento da condição emocional do profissional pelas gestoras; Acolhimento do profissional na condição de segunda vítima; Encaminhamento do profissional na condição de segunda vítima para apoio psicológico.Categoria II:
Análise do incidente assistencial por meio da notificação de eventos; Categoria III:Treinamento e a (re)orientação do profissional na condição de segunda vítima. O reconhecimento, pelo gestor, da condição emocional da segunda vítima faz-se necessário, sendo decisivo no desfecho do evento, uma vez que, a condição emocional do profissional, quando não valorizada ou negligenciada, pode desencadear problemas psicológicos, físicos, e sentimentos negativos de medo, tristeza, vergonha e insatisfação com o trabalho. Entende-se que o acolhimento ao profissional na condição de segunda vítima, precisa ser desenvolvido na prática de forma empática, tendo como base a comunicação efetiva, a escuta ativa, e a desconstrução da cultura de punição, sendo substituída pela cultura justa e segura.(AU)
This study addresses the strategies of support to nursing professionals as second victims during the covid-19 pandemic.