O significado do erro na administração de medicamentos em pediatria sob a ótica de enfermeiras
The meaning of the error in the administration of medicines in pediatrics from the nurses perspective

Publication year: 2021

A administração de medicamentos é uma ação rotineira durante a assistência à saúde, onde qualquer falha pode resultar em importantes agravos a saúde, sendo um desafio para a população pediátrica. Os enfermeiros assumem papel crucial neste processo, fazendo-se necessário analisar como estes profissionais percebem o erro de medicação.

Objetivo:

Apreender os significados acerca do erro na administração de medicamentos em pediatria, elaborados por enfermeiras; Descrever os fatores que influenciam na ocorrência de erros de administração de medicamentos em pediatrias; Descrever ações para minimizar o erro na administração de medicamentos em pediatria.

Metodologia:

Estudo de natureza qualitativa descritiva exploratória norteado pelo Interacionismo Simbólico, realizado em um hospital filantrópico da cidade de Salvador Ba. Participaram 11 enfermeiras A pesquisa obedece às Diretrizes e Normas de Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde /Ministério da Saúde. Os dados foram coletados entre julho e novembro de 2020.

A apreciação dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo Resultados:

Serão apresentados por meio de dois manuscritos.

O primeiro intitulado:

“Percepção de enfermeiras sobre o erro na administração de medicamentos em pediatria” evidenciou que as enfermeiras significam o erro na administração de medicamentos prevalecendo aspectos relacionado a cultura do medo, punição e culpabilização, as participantes também identificam fatores relacionados a ocorrência de erro bem como ações possíveis para redução de falhas relacionadas a administração de medicamento. O segundo manuscrito, “Ações de enfermeiras para a minimização do erro na administração de medicamentos em pediatria” traz ações instituídas pelas profissionais para redução da ocorrência de erro perpassam por ações, que envolvem mudanças nas rotinas de trabalho e ações de treinamento e capacitação da equipe que está relacionado às demandas institucionais de qualificação profissional pautada na educação permanente em saúde.

Conclusão:

As enfermeiras percebem o erro considerando aspectos individuais, sendo fundamental o desenvolvimento de atos seguros em todas as etapas do processo da administração de medicamentos. Discutir a ocorrência de erro durante a prestação de cuidados é oportunizar reflexão da prática profissional repensando estratégias para melhoria da qualidade da assistência prestada às crianças hospitalizadas. (AU)