Coesão e adaptação de famílias com filhos adolescentes

Publication year: 2024

As famílias com filhos adolescentes deparam-se com uma nova fase do ciclo vital pautadas por diversas alterações provocadas por mudanças na vida do adolescente. A dinâmica e funcionalidade familiar têm um papel importante nesta transição, sendo que os adolescentes pertencentes a famílias desequilibradas estarão mais propensos a adotar comportamentos de risco. Desta forma, a avaliação da coesão e da adaptação das famílias é essencial para perceber se as famílias se encontram aptas para gerir situações de crise e transições com sucesso.

Objetivos:

O estudo desenvolvido tem como objetivos conhecer a coesão e a adaptabilidade de famílias com filhos adolescentes, nomeadamente tendo em conta o tipo de família, a fase da adolescência em que se encontram e as habilitações literárias dos pais.

Metodologia:

É um estudo de natureza quantitativa, transversal, descritivo e correlacional. A amostra é composta por 30 famílias com filhos adolescentes, correspondendo a 91 elementos. O instrumento de colheita de dados contém duas partes, a primeira é constituída por um questionário sociodemográfico e a segunda é constituída pela escala de FACES IV.

Resultados:

Os principais resultados revelaram que a maioria das famílias participantes enquadra-se na tipologia de família equilibrada, apresentam níveis elevados de flexibilidade e coesão, e níveis baixos de desmembramento e caoticidade. As famílias estudadas apresentam níveis baixos e muito baixos quanto à satisfação. Foi também possível perceber (com significância marginal) que: as famílias monoparentais tendem a enquadrar-se na tipologia desmembrada; as famílias com adolescentes entre os 14 e 15 anos estarão mais propensas a percecionar a sua família como desmembrada; e os pais que têm como habilitações literárias o ensino secundário têm maior tendência a classificarem as suas famílias como caóticas e podem ter maior tendência a se percecionarem como famílias desmembradas.

Conclusão:

Os resultados encontrados reforçam a importância do estudo do funcionamento das famílias pelos enfermeiros especialistas de saúde familiar, identificando famílias com maior probabilidade de apresentarem alterações ao nível da coesão e adaptação familiar, permitindo perceber que famílias apresentarão mais dificuldades na sua transição de vida. Contudo, esta constitui uma área pouco estudada e com escassez de trabalhos publicados em Portugal com a escala de FACES IV, sendo uma área a investir na saúde familiar. Enfermagem Familiar; Família; Adolescentes; Coesão; Adaptação