Publication year: 2024
Introdução:
A segurança do paciente está relacionada à qualidade da assistência e ao clima
organizacional, tendo como objetivo a prevenção de eventos adversos, mitigando danos ao
usuário. Objetivo:
Avaliar a perceção do Enfermeiro sobre o clima de segurança do paciente
numa Organização Hospitalar privada. Método:
Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, que teve a participação de 43 profissionais da Enfermagem. O instrumento aplicado foi Safety Attitudes Questionnaire, de 41 questões com 6 domínios. Resultados:
Os dados foram analisados através da estatística descritiva inferencial. O instrumento mostrou-se confiável com o valor total de ? de cronbach de 0,87, com variação entre 0,86 e 0,88. A predominância foi do gênero feminino (88%), com tempo de atuação no Serviço de 5 a 10 anos uma prevalência de 49%. A faixa etária de 29 a 39 anos, correspondeu ao total de 65%. O domínio com maior média foi a satisfação no trabalho com 79,2 (dp=15,9), e o com menor média foi o domínio relacionado nas condições de trabalho com média de 59,3 (dp=18,8). Conclusão:
Os dados evidenciaram maior vulnerabilidade relacionada às condições de trabalho, seguida do reconhecimento de estresse e da atuação da gestão, face á qualidade do cuidado prestado. Diante do resultado, a população demonstrou satisfação em trabalhar na Instituição. É evidente a importante atuação da liderança na presença do factor recurso humano e à Cultura Organizacional institucional, trabalhando valores e políticas institucionais, proporcionando mudanças no comportamento e ambiente seguro, beneficiando, assim, a população e as culturas organizacionais.