Discurso de homens sobre os fatores que influenciaram na violência conjugal

Publication year: 2018

INTRODUÇÃO: A violência conjugal configura-se enquanto um problema de saúde, com repercussões as pessoas envolvidas e para a esfera socioeconômica. O enfrentamento do agravo perpassa por conhecer as percepções, vivências e discursos de ambos os sujeitos da relação. No entanto, as evidências cientificas que busquem desvelar a violência conjugal na perspectiva masculina ainda são escassas.

OBJETIVO:

Conhecer o discurso masculino acerca dos fatores que suscitam a violência conjugal.

METODOLOGIA:

Trata-se de estudo qualitativo, vinculado ao projeto âncora intitulado “Reeducação de homens e mulheres envolvidos em processo criminal: estratégia de enfrentamento da violência conjugal”, sob financiamento da FAPESB, desenvolvido em uma Vara de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Salvador, Bahia, Brasil. Foram realizadas entrevistas com 23 homens. Os resultados foram organizados com auxílio do software Nvivo-11 e sistematizadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo.

RESULTADOS:

Os fatores que suscitaram a violência conjugal segundo o discurso dos homens foram: vivência de violência intrafamiliar na infância e adolescência, sendo esta permeada pela falta de afetividade por parte dos pais; pela experiência com a violência corporal e psicológica; e por presenciar a violência entre os pais; filhos e interferência da família; mudança de comportamento por parte da mulher; sentimento masculino de posse; descoberta de relações extraconjugais da mulher; diminuição da libido feminina; uso de álcool e outras drogas pelo homem; CONCLUSÃO: Esses fatores, que suscitam a violência nas relações conjugais, poderão subsidiar ações para prevenção do fenômeno, sobretudo a partir de estratégias pacíficas de resoluções de conflitos. (AU)