Comunicação de informações entre as equipes de saúde na transferência do cuidado pré-hospitalar: implicações para a segurança dos pacientes
Publication year: 2018
Estudo com objetivo de analisar a comunicação de informações entre as equipes de saúde na transferência do cuidado pré-hospitalar e as suas implicações para a segurança do paciente. Delineamento descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 de Porto Alegre- RS. Participaram do estudo médicos, enfermeiros e técnicos/auxiliares de enfermagem envolvidos na assistência à s vÃtimas. Os dados foram coletados por meio de observação não-participante e entrevista semiestruturada, realizados nos meses de abril a junho de 2018. Foram entrevistados 28 profissionais e observados 34 perÃodos com média de 4 horas de duração. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição proponente e da instituição coparticipante.
Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e resultaram nas categorias:
(1) caracterização das informações; (2) circunstâncias que dificultam a transferência do cuidado; (3) circunstâncias que contribuem para transferência do cuidado; (4) intervenientes na segurança do paciente e da equipe; (5) a dimensão (inter)pessoal/profissional da transferência do cuidado. A primeira categoria incluiu aspectos referentes à qualidade e completude das informações coletadas, registras e transferidas. A segunda categoria contemplou a falta de padronizações durante as transferências do cuidado, a superlotação dos serviços e a forma como o SAMU e os pacientes são recebidos pelas equipes que darão continuidade ao cuidado. Na terceira categoria, foram apontadas as pactuações na rede de atenção à s urgências e emergências e a visibilidade dos casos graves nas transferências do cuidado. A quarta categoria aborda as diferentes perspectivas entre os serviços e os diversos riscos para o paciente e equipe durante o transporte e transferência do cuidado. A quinta categoria revelou que uma comunicação verticalizada pelas hierarquias, é influenciada por caracterÃsticas pessoais e emocionais e influencia na qualidade das transferências. Concluiu-se que são necessários investimentos, como a elaboração de protocolos e a realização de treinamentos especÃficos para o processo de comunicação de informações entre as equipes de saúde na transferência do cuidado pré-hospitalar, visando o incremento de ações de segurança do paciente.
Study aimed at analyzing the communication of information between health teams in the transfer of the pre-hospital care and its implications for patient safety. Descriptive-exploratory design, with a qualitative approach, carried out at the Mobile Emergency Service - SAMU 192 of Porto Alegre, RS. Doctors, nurses and technicians/nursing assistants involved in victims’ assistance participated in the study. The data were collected through non-participant observation and semi-structured interviews, carried out in the months from April to June, 2018. Twenty-eight professionals were interviewed and thirty-four periods were observed with an average of four hours. Project approved by the Research Ethics Committee of the proposing institution and of the co-participating institution.