O cuidado espiritual realizado por uma equipe de saúde em uma unidade de internação em adição
Publication year: 2018
A espiritualidade faz parte da natureza humana e tem sido reconhecida como um importante aspecto do cuidado nos tratamentos de saúde, em especial na área de adição por drogas. A realização do cuidado espiritual ainda é um desafio a ser enfrentado pelos trabalhadores de saúde nos serviços de tratamento para usuário de drogas. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções e ações dos trabalhadores de saúde sobre o cuidado espiritual em uma unidade de internação em adição. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como referencial metodológico a Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). O campo de estudo é a unidade de internação em adição (UIA) de um hospital universitário da região Sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, conversas informais e rodadas de conversas com trabalhadores e residentes da UIA, entre os meses de julho e novembro de 2017. Os dados foram analisados à luz da literatura científica sobre cuidado espiritual e adição.
Emergiu uma única categoria:
concepção e ações de cuidado espiritual, a qual se desdobraram outras quatro subcategorias, que foram o respeito dos valores éticos dos usuários, abordagem das crenças e valores da pessoa; o encontro profissional-usuário e o cuidado espiritual na perspectiva de grupo. Os participantes destacaram o exercício de desenvolver atitudes de paciência, empatia, respeito, tolerância e a compaixão no cotidiano do trabalho como elementos que fazem parte do cuidado espiritual. Esses achados estão de acordo com a literatura, que mostra que o cuidado espiritual leva em consideração e preserva os valores éticos das pessoas. Os profissionais destacaram que buscam respeitar a singularidade dos usuários, procuram encontrar, junto com eles, dispositivos para auxiliar nas dificuldades. Assim, estimulam a reflexão sobre o seu modo de viver, a realização da técnica de relaxamento e das práticas de oração, conforme desejo dos usuários. Os participantes destacaram nas suas falas que orientam os usuários a participarem do grupo de meditação, do grupo de espiritualidade e do grupo de doze passos. Enquanto implicação para a formação, os resultados deste estudo apontam que seja enfatizado o ensino do cuidado espiritual (valores humanísticos, éticos, crenças e sentido da vida) como um elemento tão importante quanto o cuidado físico, psíquico e social para a realização de cuidado integral do ser humano. Uma das implicações para o serviço como um dos desdobramentos esperados para pesquisas desta natureza foi a incorporação à matriz setorial da equipe de enfermagem, a realização de capacitação de 3 horas com o tema espiritualidade e cuidado de si, sendo esta oferta ampliada para outras categorias profissionais.
Spirituality belongs to human nature and it has been recognized as an important care aspect upon health treatments, specially in the field of drug addiction. The performance of spiritual care is still a challenge to be faced by health workers within the services of treatment for drug users. This research had the objective of analyzing the conceptions and actions of health workers about spiritual care in an addiction admission unit. It is a qualitative study that utilized the Assistance Convergent Research (ACR) as methodological reference frame. The study field is the addiction admission unit (AAU) of a university hospital from the south of Brazil. The data collection was done by means of semi-structured interviews, informal chats and talking rounds with workers and residents of the AAU between the months of July and November 2017. The data were analyzed at the light of the scientific literature about spiritual care and addiction.